PORTUGAL NO SUL DO BRASIL: INTERTEXTOS DA CANÇÃO DO EXÍLIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v59i0.2851Palavras-chave:
Gonçalves Dias, intertexto, poesia portuguesa, intertexte, poésie portugais.Resumo
Desde o século XIX, vários autores usaram a Canção do exílio, de Gonçalves Dias, como base para idolatrar o Brasil ou, em oposição, mostrar as qualidades de Portugal frente à beleza brasileira. Neste ensaio, além da própria Canção do exílio, o corpus é [formado] por poemas de autores portugueses José Antônio da Rocha Galo e José Guilherme Pinto Monteiro.
Résumé
Depuis le siècle XIX, divers auteurs employe la Canção do exílio, à Gonçalves Dias, en base pour idolâtrer le Brésil or, en opposition, exposer las qualités à Portugais front à la beauté brésilien. Dans ce article, em plus de Canção do exílio, le corpus être forme pour poèmes du auteurs portugaises José Antônio da Rocha Galo e José Guilherme Pinto Monteiro.
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