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PORTUGAL NO SUL DO BRASIL: INTERTEXTOS DA CANÇÃO DO EXÍLIO

Artur Emilio Alarcon Vaz

Resumo



Desde o século XIX, vários autores usaram a Canção do exílio, de Gonçalves
Dias, como base para idolatrar o Brasil ou, em oposição, mostrar as qualidades de Portugal
frente à beleza brasileira. Neste ensaio, além da própria Canção do exílio, o corpus é
[formado] por poemas de autores portugueses José Antônio da Rocha Galo e José
Guilherme Pinto Monteiro.


Résumé


Depuis le siècle XIX, divers auteurs employe la Canção do exílio, à Gonçalves
Dias, en base pour idolâtrer le Brésil or, en opposition, exposer las qualités à Portugais
front à la beauté brésilien. Dans ce article, em plus de Canção do exílio, le corpus être
forme pour poèmes du auteurs portugaises José Antônio da Rocha Galo e José Guilherme
Pinto Monteiro.


Palavras-chave


Gonçalves Dias; intertexto; poesia portuguesa; intertexte; poésie portugais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v59i0.2851