PORTUGAL NO SUL DO BRASIL: INTERTEXTOS DA “CANÇÃO DO EXÍLIO”

Autores

  • Artur Emilio Alarcon Vaz

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v59i0.2851

Palavras-chave:

Gonçalves Dias, intertexto, poesia portuguesa, intertexte, poésie portugais.

Resumo

Desde o século XIX, vários autores usaram a Canção do exílio, de Gonçalves Dias, como base para idolatrar o Brasil ou, em oposição, mostrar as qualidades de Portugal frente à beleza brasileira. Neste ensaio, além da própria Canção do exílio, o corpus é [formado] por poemas de autores portugueses José Antônio da Rocha Galo e José Guilherme Pinto Monteiro.

Résumé

Depuis le siècle XIX, divers auteurs employe la Canção do exílio, à Gonçalves Dias, en base pour idolâtrer le Brésil or, en opposition, exposer las qualités à Portugais front à la beauté brésilien. Dans ce article, em plus de Canção do exílio, le corpus être forme pour poèmes du auteurs portugaises José Antônio da Rocha Galo e José Guilherme Pinto Monteiro.

Downloads

Como Citar

Vaz, A. E. A. (2003). PORTUGAL NO SUL DO BRASIL: INTERTEXTOS DA “CANÇÃO DO EXÍLIO”. Revista Letras, 59. https://doi.org/10.5380/rel.v59i0.2851

Edição

Seção

Dossiê: Relações Luso-Brasileiras