v. 15 n. 2 (2022)

					Visualizar v. 15 n. 2 (2022)
Publicado: 2023-07-28

Editorial

  • EDITORIAL DOSSIÊ: FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

    Maurício Cesar Vitória Fagundes, Silvana Cássia Hoeller, Mary Sylvia Miguel Falcão
    146-151
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.88921

Dossiê

  • CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA EM ANGOLA: DA COLÓNIA À QUARTA REPÚBLICA

    Ricardo do Rosário Canepa
    152-175
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.87007
  • AS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA E/OU PERMANENTE DOCENTE, QUANDO CONSTRUÍDAS NO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR: UM EXERCÍCIO DE METANÁLISE

    Maurício Cesar Vitória Fagundes, Tatiana da Silva Bidinotto, Elizangela Sarraff
    176-196
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.87000
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ESCOLA

    Mary Sylvia Miguel Falcão, Caroline Lobo Santos de Queiroz, Gilson Armindo Domingos, Veridiane Cristina Benato
    197-214
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86997
  • INSTRUMENTOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA VISÃO PRELIMINAR NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA – PR

    Elisa Daniele de Andrade, Delma Cavalheiro de Ávila Andrade, Rosilene Caetano Lago, Hector Paulo Burnagui
    215-227
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86991
  • A PRÁXIS PEDAGÓGICA REFERENCIADAS NO MARCO LEGAL DA EDUCAÇÃO NACIONAL E NA EDUCAÇÃO POPULAR

    Edina Mayer Vergara, Jayson Vaz Guimarães
    228-241
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.87174
  • A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO PEDAGOGO NA GESTÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19: NOTAS PRELIMINARES DE PESQUISA

    Cristina Cardoso, Mariah Clara Guimarães Freitas, Paloma Luci Tiliake
    242-254
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86998
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADES - CAFÉ COM SAL

    Vandecy Silva Dutra
    255-266
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86993
  • A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

    Fábia Rezende
    267-278
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86937
  • A EDUCAÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO EMANCIPATÓRIO NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS

    Margarete Aparecida Gonçalves, Cybele Aparecida Santos de Oliveira
    279-291
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.87001
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESCRIÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

    Ana Christina Duarte Pires, Gabriela Schenato Bica, Ricardo Thiago dos Santos
    292-304
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86986
  • AGROECOLOGIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLETIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Carlise Rosana Voss Martins, Andréia Zavia Camargo, Jéssica Lorena Mainardes Silva
    305-314
    DOI: https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86960