AGROECOLOGIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLETIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Carlise Rosana Voss Martins Prefeitura Municipal de Araucária. Centro de Educação Municipal Maria Arlete B. Vaz e Escola do Campo Municipal Rosa Picheth. https://orcid.org/0000-0003-0354-3679
  • Andréia Zavia Camargo Escola do Campo Municipal Rui Barbosa
  • Jéssica Lorena Mainardes Silva Escola do Campo Municipal Rui Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86960

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as experiências realizadas na Escola do Campo Municipal Rui Barbosa, no município de Araucária (PR), a partir da integração da temática da Agroecologia ao planejamento da rede de ensino durante a pandemia de Covid-19. O trabalho foi fundamentado por meio do diálogo com as experiências vividas e leituras. As experiências que ocorreram durante a pandemia, no ano de 2020, buscavam entrelaçar a Agroecologia ao Planejamento Referencial da rede de ensino, tornando possível uma escola acolhedora para seus estudantes e comunidade sem deixar de atender aos Componentes Curriculares obrigatórios do fundamental. Durante o processo de desenvolvimento das experiências, observou-se comprometimento, protagonismo e responsabilidade dos estudantes em participar das aulas e das atividades, bem como estímulo à curiosidade crítica, a partir do trabalho coletivo destes e das famílias envolvidas. Com as experiências de trabalho, os docentes fizeram o planejamento coletivo e participativo, desde o início da implantação até a finalização da proposta.
Palavras-chave: Escola do campo; Diálogo; Experiências.

Biografia do Autor

Carlise Rosana Voss Martins, Prefeitura Municipal de Araucária. Centro de Educação Municipal Maria Arlete B. Vaz e Escola do Campo Municipal Rosa Picheth.

Pedagogia-UFPR

Mestre - Ensino de Ciências Ambientais-UFPR

Pedagoga - Rede Municipal de Ensino de Araucária

Referências

ARAUCÁRIA. Prefeitura do Município de Araucária. Conselho Municipal de Educação. Parecer n. n.º 03, de 22 abril de 2020. Instituição de regime especial para a reorganização e cumprimento do Calendário Escolar do ano de 2020 no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Araucária em decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo Coronavírus – Sars-Cov-2/COVID-19 e outras providências. Araucária: CME, 2020a.

ARAUCÁRIA. Prefeitura do Município de Araucária. Conselho Municipal de Educação. Resolução n.º 01, de 22 de abril de 2020. Instituição de regime especial para a reorganização e cumprimento do Calendário Escolar do ano de 2020 no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Araucária em decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo Coronavírus – Sars-Cov-2/COVID-19 e outras providências. Araucária: CME, 2020b.

ARAÚJO, J. L.; FAQUIN, V.; VIEIRA, N. M. B.; OLIVEIRA, M. V. C.; SOARES, A. A.; RODRIGUES, C. R.; MESQUITA, A. C. Crescimento e produção do arroz sob diferentes proporções de nitrato de amônio. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 36, n. 3, p. 921-930, 2012.

AURICCHIO, M. T.; BACCHI, E. M. Folhas de Eugenia uniflora L. (pitanga): propriedades farmacobotânicas, químicas e farmacológicas. Rev. Inst. Adolfo Lutz, v. 62, n. 1, p. 55- 61, 2003.

CALDART, R. S. Educação do Campo: Notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CAPORAL, F. R. Extensão Rural e Agroecologia: temas sobre um novo desenvolvimento rural, necessário e possível. Brasília: 2007. Disponível em: <https://www.bibliotecaagptea.org.br/administracao/extensao/livros/EXTENSAO%20RURAL%20E%20AGROECOLOGIA%20TEMAS%20SOBRE%20UM%20NOVO%20DESENVOLVIMENTO%20RURAL%20NECESSARIO%20E%20POSSIVEL.pdf>

GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. 28 ago.-02set., 1994, Brasília. Anais... Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo>

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 748-759.

LIMA, E. A. Infância e teoria histórico-cultural: (des)encontros da teoria e da prática. 2005. Tese (Doutorado em Ensino na Educação Brasileira) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.

VIZZOTTO, M. Fitoquímicos em pitanga (Eugenia uniflora L.): seu potencial na prevenção e combate à doenças. In: SIMPÓSIO NACIONAL DO MORANGO, 3.; ENCONTRO SOBRE PEQUENAS FRUTAS E FRUTAS NATIVAS DO MERCOSUL, 2. 2006. Pelotas: Embrapa, 2006. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/745872>

SILVA, K. S. M. Compostos presentes na pitanga (Eugenia Uniflora L.) e sua ação na prevenção do câncer. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

Martins, C. R. V., Camargo, A. Z., & Silva, J. L. M. (2023). AGROECOLOGIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLETIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Divers@!, 15(2), 305–314. https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86960

Edição

Seção

Dossiê