AS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA E/OU PERMANENTE DOCENTE, QUANDO CONSTRUÍDAS NO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR: UM EXERCÍCIO DE METANÁLISE

Autores

  • Maurício Cesar Vitória Fagundes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://orcid.org/0000-0003-3623-2973
  • Tatiana da Silva Bidinotto Secretaria de Educação do Município de São Jose dos Pinhais - PR.
  • Elizangela Sarraff Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Paranaguá - PR.

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.87000

Resumo

Este artigo tem como foco indagar o que sinalizam as pesquisas em formação continuada e/ou permanente docente, quando construídas no diálogo com a educação popular, no âmbito do Brasil. Expõe por meio da metanálise de teses e dissertações, produzidas entre os anos de 2016 ao ano de 2019, presentes na Base Digital de Teses e Dissertações – BDTD – da CAPES. Explicita as tendências que marcam essas pesquisas, tomando como ponto de partida o que é interrogado-buscado-problematizado em cada pesquisa selecionada. São apresentados como constituintes do núcleo de ideias das teses e dissertações: como a interrogação conduz à resposta; como a argumentação deslancha; quais métodos, metodologias as constituem e, por fim, o que esses trabalhos sobre formação continuada e/ou permanente, no diálogo com a educação popular sinalizam como caminhos possíveis. A metanálise realizada revela importantes contribuições no que tange a reafirmar que a formação continuada docente tem significativa relevância na práxis pedagógica quando constituída por meio do diálogo. Os diferentes contextos investigados, revelam que o primordial dos cursos de formação continuada é a escuta dos sujeitos neles envolvidos e as reflexões sobre as suas realidades, o que culmina em uma educação emancipadora.
Palavras-chave: formação permanente; educação popular; metanálise.

Biografia do Autor

Maurício Cesar Vitória Fagundes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em História pela Universidade Católica de Pelotas, Especialista em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Gestão e Organização do Trabalho pedagógico na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e Pós-Doutor pela UNICAMP. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Coordena o Grupo de Pesquisa Universidade Escola e integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Gestão Educação Básica e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político pedagógico, pedagogia universitária, processos emancipatórios, educação do campo, formação docente e educação popular.

Tatiana da Silva Bidinotto, Secretaria de Educação do Município de São Jose dos Pinhais - PR.

Mestra em Educação pela UFPR. Doutoranda em Educação na UFPR. Coordenadora Pedagógica no Município de São José dos Pinhais - PR.

Elizangela Sarraff, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Paranaguá - PR.

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Arte educadora popular. Coordenadora da Cia de Teatro de Bonecos La Polilla.

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Fagundes, M. C. V., Bidinotto, T. da S., & Sarraff, E. (2023). AS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA E/OU PERMANENTE DOCENTE, QUANDO CONSTRUÍDAS NO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR: UM EXERCÍCIO DE METANÁLISE. Divers@!, 15(2), 176–196. https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.87000

Edição

Seção

Dossiê