A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO PEDAGOGO NA GESTÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19: NOTAS PRELIMINARES DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86998Resumo
O texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento sobre gestão escolar, realizada e coordenada por duas universidades do litoral paranaense, tendo como instrumentos as entrevistas com duas pedagogas de escola pública, elaboradas por meio de questionário semiestruturado. Procurou-se analisar os limites encontrados na organização do trabalho pedagógico durante o período pandêmico, `a luz do referencial teórico. Tanto as entrevistas como as analises utilizaram-se de elementos de pesquisa qualitativa. Percebeu-se que as desigualdades existentes nas escolas com o trabalho remoto, durante a pandemia, aprofundaram e agravaram as desigualdades sociais e escolares, fato que resultou em responsabilização e sobrecarga para professores e gestores das instituições de ensino durante esse período. Foi possível perceber que para retomada dos conteúdos serão necessários investimentos e políticas públicas consistentes nesta direção.
Palavras-chave: Sobrecarga de trabalho; Desigualdades sociais e escolares; Políticas públicas consistentes.
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