A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO PEDAGOGO NA GESTÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19: NOTAS PRELIMINARES DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86998

Resumo

O texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento sobre gestão escolar, realizada e coordenada por duas universidades do litoral paranaense, tendo como instrumentos as entrevistas com duas pedagogas de escola pública, elaboradas por meio de questionário semiestruturado. Procurou-se analisar os limites encontrados na organização do trabalho pedagógico durante o período pandêmico, `a luz do referencial teórico. Tanto as entrevistas como as analises utilizaram-se de elementos de pesquisa qualitativa. Percebeu-se que as desigualdades existentes nas escolas com o trabalho remoto, durante a pandemia, aprofundaram e agravaram as desigualdades sociais e escolares, fato que resultou em responsabilização e sobrecarga para professores e gestores das instituições de ensino durante esse período. Foi possível perceber que para retomada dos conteúdos serão necessários investimentos e políticas públicas consistentes nesta direção.
Palavras-chave: Sobrecarga de trabalho; Desigualdades sociais e escolares; Políticas públicas consistentes.

Biografia do Autor

Cristina Cardoso, Universidade Estadual do Paraná-União da Vitória

Possui graduação em Pedagogia (1991). Mestrado(2006) e doutorado(2015) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Estudou em Limoges-França durante o doutorado. Atuou na escola básica e em universidades públicas. Atualmente é professora colaboradora Universidade Estadal do Paraná-União da Vitória no curso de Pedagogia e faz estágio de pós doutorado na Universidade Federal do Paraná. Pesquisas e área de interesses: Gestão da Educação e politicas educacionais

Mariah Clara Guimarães Freitas, Universidade Estadual do Paraná-Paranaguá

Estudante da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá cursando  licenciatura em Pedagogia (3° ano)  e participante do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação Universidade e Escola (GPEUE - UFPR-Litoral)

Paloma Luci Tiliake, Universidade Estadual do Paraná-Paranaguá

Estudante da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá cursando  licenciatura em Pedagogia (3° ano)  e participante do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação Universidade e Escola (GPEUE - UFPR-Litoral)

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Cardoso, C., Freitas, M. C. G., & Tiliake, P. L. (2023). A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO PEDAGOGO NA GESTÃO DA ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19: NOTAS PRELIMINARES DE PESQUISA. Divers@!, 15(2), 242–254. https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86998

Edição

Seção

Dossiê