A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86937

Resumo

O movimento de Educação Popular iniciou-se no Brasil entre os anos de 1950 e 1960, sucedido pela concepção de Educação Integral na década de 1980. Essas concepções de educação tencionam uma educação para a emancipação, considerando a importância de todos os conhecimentos gerados nos mais diversos espaços, sem sobreposição do conhecimento científico ao conhecimento popular ou dos povos tradicionais, mas fazendo a relação dos conhecimentos, para assim trazer sentido ao que se ensina e ao que se aprende. O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de Educação que atendem o projeto de Educação Progressista, destacando-se algumas concepções de Educação opressoras e outras emancipadoras. Buscou-se a articulação das teorias em tempos de governo militar com as práticas em tempos de governo neoliberal, tencionando-se o enfrentamento às políticas educacionais neoliberais promovidas atualmente. Utilizou-se o método de ensaio teórico de natureza qualitativa, no campo educacional, mais especificamente na relação educador- educandos, considerando todos os sujeitos no/do processo educacional. Elegeram-se como sujeitos do território as famílias, os governantes, os trabalhadores da educação e os cientistas políticos e pedagógicos. Nessa investigação, concluiu-se que as dificuldades apontadas por Paulo Freire na obra “Pedagogia do Oprimido” persistem e ainda são as mesmas que enfrentamos atualmente. Diante do exposto, a formação em Educação Popular constitui-se em uma das possibilidades de enfrentamento ao sistema hegemônico na Educação.
Palavras-chave: Educação Bancária; Educação Problematizadora; Educação Integral.

Biografia do Autor

Fábia Rezende, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, Paraná

Professora da rede municipal de educação do município de Almirante Tamandaré desde 2006, já foi gestora de unidade educacional dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, eleita pela comunidade em dois mandatos.

Militante na Educação do Campo e moradora do campo no município de Almirant Tamandaré-PR.

Mestranda em Educação na linha de Meio Ambiente e Sociedade. No PROFCIAMB (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais).

Atualmente atua na SMEC ( Seceretaria de Educação e Cultura) do município de Almirante Tamandaré.

Referências

ARROYO, González Miguel. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ, Vozes, 2011.

ARROYO, González Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ, Vozes, 2012.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1970.

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Rezende, F. (2023). A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Divers@!, 15(2), 267–278. https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86937

Edição

Seção

Dossiê