INSTRUMENTOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA VISÃO PRELIMINAR NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA – PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86991Resumo
O presente artigo apresenta uma análise preliminar de pesquisa em desenvolvimento na rede municipal de educação de Araucária – PR, abordando a temática gestão democrática, considerando os instrumentos utilizados nas unidades educacionais que evidenciam essa prática. A análise ainda inicial da pesquisa sistematiza dados de duas questões discursivas que abordam os limites e avanços do processo de gestão democrática e possíveis intervenções para a emancipação dos sujeitos e os categoriza em autonomia e formação continuada, de acordo com as respostas registradas por profissionais de sete Unidades Educacionais da referida rede, nos meses de maio a julho de 2021. A abordagem utilizada fez uso de instrumento de pesquisa por meio de formulário digital. Com base nas respostas apresentadas, identificou-se a percepção sobre os elementos que constituem a gestão democrática, seus limites, avanços, fragilidades e, especialmente, as possibilidades de intervenção para sua real efetivação, apontando para a necessidade de investimento em políticas públicas de formação continuada.
Palavras-chave: gestão democrática; educação; participação; formação continuada.
Referências
ARAUCÁRIA, PR: Prefeitura do Município de Araucária: Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Municipais de Educação. 2012.
BRASIL. LDB (1996). MEC. Lei n. 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996.
FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Ed Paz e Terra, Rio de Janeiro. 34ª Edição, 2002.
FREIRE, Paulo. Política e educação: Ensaios. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
MACHADO, L. M. Formação continuada e gestão da educação: por uma política de qualificação. Curitiba: UTP, 2009.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais (copyright)
Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista. Os direitos autorais são do autor, no entanto, seu acesso é público e de uso gratuito.