GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ESCOLA

Autores

  • Mary Sylvia Miguel Falcão Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranaguá, Paraná.
  • Caroline Lobo Santos de Queiroz Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.
  • Gilson Armindo Domingos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil.
  • Veridiane Cristina Benato Secretaria Estadual de Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86997

Resumo

A gestão democrática, compreendida como instrumento no processo de emancipação humana, leva necessariamente a discutir a importância da participação e autonomia como exercício cotidiano na democratização da escola. Contribui para essa análise entender seus conceitos, princípios e suas contribuições para a emancipação dos sujeitos, bem como a participação como seu conceito constitutivo. Para empreender o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Observou-se a importância de fundamentar as práticas de gestão no exercício do engajamento político e autônomo na gestão escolar, compreendendo essa ação como condição para emancipação dos sujeitos da escola, estabelecendo uma interlocução possível na organização escolar para a formação dos sujeitos pela prática da liberdade. Com base nas inferências, podemos concluir que a gestão democrática na escola é um mecanismo de extrema importância no sentido de dar voz ao indivíduo, uma vez que os elementos evidenciados contribuem para reafirmar a gestão como espaço do exercício democrático na radicalização da democracia.
Palavras-chave: Gestão escolar; Política educacional; Educação popular; Democratização.
Artigo

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Falcão, M. S. M., Queiroz, C. L. S. de, Domingos, G. A., & Benato, V. C. (2023). GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ESCOLA. Divers@!, 15(2), 197–214. https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86997

Edição

Seção

Dossiê