FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADES - CAFÉ COM SAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86993

Resumo

Este artigo busca dialogar com as discussões decoloniais, que visam romper com a colonialidade epistêmica, dando voz ao subalternizado, ressignificando-as em uma perspectiva de docência outra. Como possibilidade de dar concretude a estas reflexões, propõe-se uma formação continuada para professores, intitulado “café com sal”, que ao qual busca assumir a pluralidade cultural como fundamento para uma práxis efetivamente decolonial, no sentido da valorização de outros saberes. A metodologia que orientou a construção deste artigo baseou-se em um ensaio teórico com referências nas políticas públicas de formação docente, tendo como aporte teórico autores como Freire, Assis Clímaco, Damázio, Flores, Maldonado-Torres, Mignolo, Piazza e Walsh.
Palavras-chave: Pedagogia; Educação; Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Vandecy Silva Dutra, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Magistério Superior pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná (2004). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Especialista e Psicopedagogia Institucional e Clínica, Atendimento Educacional Especializado e Gestão Educacional para Diversidade e Inclusão. Mestre em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Doutoranda em Educação. Professora da Prefeitura Municipal de Paranaguá, experiência como Secretária Municipal de Educação de Paranaguá e atualmente está vereadora.

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Dutra, V. S. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO E DECOLONIALIDADES - CAFÉ COM SAL. Divers@!, 15(2), 255–266. https://doi.org/10.5380/diver.v15i2.86993

Edição

Seção

Dossiê