Sobre a Revista
Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades é um periódico científico apoiado institucionalmente pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Letras (PGLetras) da Universidade Federal do Paraná (PPGE) e vinculado às linhas de pesquisa LiCorEs - Linguagem, Corpo e Estética na Educação (PPGE/UFPR) e Linguagens e Práticas Sociais (PGLetras/UFPR), ao grupo de pesquisa Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq) e à Diálogos – Rede internacional de pesquisa.
O nascimento de Personagem celebra, em meio às comemorações dos 113 anos da UFPR, dos 50 anos do PPGE/UFPR e dos 50 anos do PGLetras/UFPR, uma série de parcerias interinstitucionais e internacionais, certificadas pela intensa atuação de sua equipe em importantes associações científicas, a saber: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPOLL - Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística e ALIE - Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación.
O conselho editorial de Personagem é composto por uma amplitude geográfica que integra pesquisadoras/es do Brasil, Rússia, China, Índia, Reino Unido, Angola, Portugal, Bélgica, Equador, Colômbia e Argentina.
A revista tem como objetivo divulgar pesquisas nos campos da educação, da linguagem e das teatralidades, fomentando o diálogo com estudos de caráter teórico e prático, que apresentam à comunidade científica pesquisas, reflexões e debates atuais sobre os temas pertinentes às áreas correlacionadas e afins, desenvolvidas por pesquisadoras/es estrangeiras/os e brasileiras/os.
Edição Atual
Em sua edição especial de lançamento a Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades apresenta uma série de artigos vinculados à Diálogos: rede internacional de pesquisa. A rede tem como anfitrião o Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) e é composta por grupos, núcleos e laboratórios do Brasil, Rússia, China, Índia, Portugal, Angola, Argentina, Colômbia e Equador. A convite do Labelit, os textos do número ZERO narram modos e vivências de pesquisa de 12 desses coletivos, que nos contam de suas trajetórias e ações colaborativas em diferentes campos teóricos e metodológicos, oferecendo à comunidade científica e artística um vasto panorama de práticas de pesquisa em educação, linguagem e teatralidades no Brasil e no exterior.
Por ser uma edição comemorativa, os artigos apresentam diferenças na forma e no estilo de sua composição, tanto nos tons de escrita, número de páginas e referenciação bibliográfica, quanto nas abordagens e recortes temporais escolhidos pelas autoras e autores para falar das trajetórias dos seus coletivos. O ponto de convergência entre os escritos se situa, no entanto, no desejo da rede de se constituir enquanto espaço de troca, afetividade e colaboração mútua de caráter nacional e internacional.
O número constitui, também, uma parceria acadêmica com o GE Corpo e Educação da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, haja vista a participação de pessoas associadas, pertencentes ao GE, em várias etapas e funções do processo editorial.
O lançamento da revista conta, ainda, com o apoio da ALIE - Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación, uma entidade sem fins lucrativos que reúne pessoas, instituições, redes e organizações ligadas à pesquisa e à pós-graduação em educação na América Latina e no Caribe.
