banner principal

Sobre a Revista

Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades é um periódico científico apoiado institucionalmente pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Letras (PGLetras) da Universidade Federal do Paraná (PPGE) e vinculado às linhas de pesquisa LiCorEs - Linguagem, Corpo e Estética na Educação (PPGE/UFPR) e Linguagens e Práticas Sociais (PGLetras/UFPR), ao grupo de pesquisa Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq) e à Diálogos – Rede internacional de pesquisa. 

O nascimento de Personagem celebra, em meio às comemorações dos 113 anos da UFPR, dos 50 anos do PPGE/UFPR e dos 50 anos do PGLetras/UFPR, uma série de parcerias interinstitucionais e internacionais, certificadas pela intensa atuação de sua equipe em importantes associações científicas, a saber: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação,  ANPOLL - Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística e ALIE - Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación. 

O conselho editorial de Personagem é composto por uma amplitude geográfica que integra pesquisadoras/es do Brasil, Rússia, China, Índia, Reino Unido, Angola, Portugal, Bélgica, Equador, Colômbia e Argentina.

A revista tem como objetivo divulgar pesquisas nos campos da educação, da linguagem e das teatralidades, fomentando o diálogo com estudos de caráter teórico e prático, que apresentam à comunidade científica pesquisas, reflexões e debates atuais sobre os temas pertinentes às áreas correlacionadas e afins, desenvolvidas por pesquisadoras/es estrangeiras/os e brasileiras/os. 

Edição Atual

v. 2025 n. ZERO (2025): Edição especial de lançamento - Diálogos: rede internacional de pesquisa
					Visualizar v. 2025 n. ZERO (2025): Edição especial de lançamento - Diálogos: rede internacional de pesquisa

Em sua edição especial de lançamento a Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades apresenta uma série de artigos vinculados à Diálogos: rede internacional de pesquisa. A rede tem como anfitrião o Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) e é composta por grupos, núcleos e laboratórios do Brasil, Rússia, China, Índia, Portugal, Angola, Argentina, Colômbia e Equador. A convite do Labelit, os textos do número ZERO narram modos e vivências de pesquisa de 12 desses coletivos, que nos contam de suas trajetórias e ações colaborativas em diferentes campos teóricos e metodológicos, oferecendo à comunidade científica e artística um vasto panorama de práticas de pesquisa em educação, linguagem e teatralidades no Brasil e no exterior.

Por ser uma edição comemorativa, os artigos apresentam diferenças na forma e no estilo de sua composição, tanto nos tons de escrita, número de páginas e referenciação bibliográfica, quanto nas abordagens e recortes temporais escolhidos pelas autoras e autores para falar das trajetórias dos seus coletivos. O ponto de convergência entre os escritos se situa, no entanto, no desejo da rede de se constituir enquanto espaço de troca, afetividade e colaboração mútua de caráter nacional e internacional.

O número constitui, também, uma parceria acadêmica com o GE Corpo e Educação da ANPEd  - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, haja vista a participação de pessoas associadas, pertencentes ao GE, em várias etapas e funções do processo editorial.

O lançamento da revista conta, ainda, com o apoio da ALIE - Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación, uma entidade sem fins lucrativos que reúne pessoas, instituições, redes e organizações ligadas à pesquisa e à pós-graduação em educação na América Latina e no Caribe.

Publicado: 17-12-2025

Editorial

Artigos de revisão de literatura e artigos originais

  • Trimukhi Platform / contextos em movimento

    Jean-Frédéric Chevallier
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102512
  • ECOAdOR, ia e vinha e a todos perguntava que nome tinha

    Lola Geraldes Xavier, Pedro d’Alte, Maria Dilar Pereira, Hui Wu, Solange Luis, João Viana, Manuel Pires, Vanessa Amaro, Meng Yu, Gaozhao Chen, Peiyu Ma, Qingxian Liang
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102525
  • Na mira da Investigação Artística. Percursos e dialogias Conversa entre José Eduardo Silva (JES) e Tiago Porteiro (TP)

    José Eduardo Silva, Tiago Porteiro
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102530
  • Comunidar: venciendo el Fascismo

    Angela Chaverra Brand
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102540
  • Observatorio Cultural UTPL Investigar para dialogar con distintos entornos

    Carla Saul Garcia Marcelino, Isabel Lucia Alvarez Merchán, Luciano Rodrigues Marcelino, Loreto Sáez Pezo
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102542
  • Una teoría autobiográfica en relación o cinco tesis para un laboratorio de narrativas, artes y educaciones

    Francisco Ramallo, Luis Porta
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102544
  • Núcleo de Pesquisa da Presença 2022/23 – um coletivo de pessoas artistas pesquisadoras

    Sonia Machado de Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102548
  • Corpo, Pesquisa, Arte e Educação FRESTAS para epistemologias e formações outras

    Adrianne Ogêda Guedes, Edilane Oliveira, Carol Cony, Michelle Dantas, Virna Bemvenuto, Vitória Bemvenuto Bonifácio
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102549
  • Como escrever memórias entre ventos, nuvens e enchentes? Carta ao Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea - 10 anos

    Martha Ribeiro, Thiago Piquet, Renata Alves, Joana Caetano, Raíza
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102566
  • Artes na formação docente e na escola: um grupo-território cheio de recantos Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE)

    Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Gabriela Maldonado Sewaybricker, Rafael Romeiro Doin
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102568
  • Grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação: um coletivo diverso

    Carla Carvalho, Marco Aurelio da Cruz Souza, Jaison Hinkel
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102567
  • Por uma pedagogia da festa no âmbito das práticas educativas da escola pluricultural Odé Kayodê um olhar interdisciplinar

    Maria de Fátima Gomes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102569

Ensaios e Experimentos

  • Sonia Machado de Azevedo: uma enciclopédia de utopias entre corpo, escrita e educação

    Leila de Noce, Jean Carlos Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102570
Ver Todas as Edições