Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5 entre linhas e parágrágrafos; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. NORMAS PARA ARTIGOS

Os artigos devem ter a extensão mínima de 12 e máxima de 20 páginas.

a) Configurar a página da seguinte maneira: tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm); margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm

b) Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12. Utiliza-se 10 para citação direta longa (mais de 3 linhas e notas de rodapé)

c) Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) com espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre as KEYWORDS e o início do texto.

d) Adentramento: Primeira linha de cada parágrafo deve ter o recuo de 1,5 cm da margem esquerda. Parágrafos de citação direta longa devem ter o recuo de 4 cm da margem esquerda

e) Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelos autores. Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação. As imagens devem vir acompanhadas das autorizações de uso.

f) Declaração da contribuição de autores: devem ser especificadas quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo.

1.1 Primeira página do artigo

a) Título em português e inglês, fonte 14, Times New Roman, centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito, seguido de barra e da tradução para o inglês, em itálico e negrito.

b) Os nomes dos autores devem vir na terceira linha (espaço simples) abaixo do título à direita, em itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, com um asterisco que remeterá ao pé da página para identificação da instituição a que os autores pertencem por extenso, separada por um hífen da sigla, seguida pela unidade/faculdade ou instituto, departamento, campus, cidade, estado, país; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado quando houver, identificador ORCID e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail), fonte 10, Times New Roman, justificado. 

c) A palavra RESUMO (fonte sem itálico) deve estar em maiúsculas, sem adentramento, sem
dois pontos, três linhas (simples) abaixo do nome dos autores. Iniciar o texto do resumo na linha
abaixo.

d) O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá vir abaixo da palavra RESUMO, sem adentramento, em espaço simples, fonte 12, Times New Roman, e deverá ter, no máximo, 150 palavras. Não indicar referências no resumo.

e) As PALAVRAS-CHAVE devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua
utilizada no artigo, máximo de cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará
em maiúscula; uso de ponto e vírgula para separação entre as palavras, sem ponto no final.

f) A palavra ABSTRACT (fonte itálico) deve aparecer em maiúsculas, sem dois pontos, três linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract na linha
abaixo.

g) O resumo em inglês deve ter, no máximo, 150 palavras, espaçamento simples, fonte itálico.

h) As KEYWORDS, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula. 

1.2 Corpo do artigo: Epígrafes, Seções, Subseções, Notas

a) Epígrafes

Quando houver epígrafe, colocá-la na sequência, com espaçamento de 1,5 e 6 pontos depois da última palavra-chave, em fonte 11, alinhada à direita. O nome de seus autores deve vir abaixo, sem a indicação de referência bibliográfica. A obra de onde se extraiu a epígrafe deve constar das REFERÊNCIAS.

b) Seções e subseções

Os títulos das seções e subseções devem vir sem adentramento, em maiúsculas só a palavra inicial, numerados em algarismos arábicos e sem ponto, em negrito; a numeração não inclui a introdução, a conclusão e as referências. Indicações bibliográficas no corpo do texto
deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome dos autores, a data de publicação da obra e, em citações diretas, a página, todos os elementos separados por vírgulas. Se o nome dos autores estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e, em citações diretas, a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem,
Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência.

c) Notas

As notas devem aparecer ao pé da página, corpo
10 e espaço simples, numeradas de acordo com a
ordem de aparecimento.

d) Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito,
sublinhado e “aspas”

Itálico: deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

Negrito: Utilizá-lo apenas no título do artigo, das seções e subseções.

Sublinhado: Não usar esse recurso tipográfico.

Aspas: devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras; jamais em
títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos, que virão sem destaque.

e) Citações: direta com mais de três linhas. Para citação direta com mais de três linhas,
submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do
parágrafo, fonte 10 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses,
inserir: sobrenome dos autores (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página. Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro, seguido da expressão et al., em itálico (CASSANAS et al., 2003, p.205). Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé. Usar de preferência as traduções já existentes. Caso não seja
possível, justificar a utilização de outra tradução em nota de rodapé.

1.3 Referências

A palavra REFERÊNCIAS deve aparecer em maiúsculas, sem negrito, sem adentramento, com
espaçamento 1,5 e 6pt depois da última linha do artigo. Abaixo dela, as referências devem ser
citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples com 6 pt antes e 0 pt
depois entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a
ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no
mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c (ex.: 2010a, 2010b, 2010c).
Deve-se sempre apresentar o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) e todos os textos constantes da obra,
como prefácios, apresentações, etc. (ex.:Tradução, posfácio e notas ___________).
A preferência da escolha bibliográfica deve ser dada às traduções diretas do original.

a) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada (apenas as primeiras
letras). Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data.

b) Capítulos de livro ou ensaios em coletâneas:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In (itálico): seguido das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data. p. (páginas inicial-final do capítulo ou ensaio).

c) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento (sem itálico), número, ano, local de realização. Título da publicação (em itálico): subtítulo da publicação (sem itálico). Local de publicação (cidade): Editora, data. páginas inicial-final do trabalho.

d) Partes de publicações periódicas

Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em itálico), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação. Quando o artigo estiver online, colocar o link e data de acesso.

Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do artigo. Título do jornal, número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas, dia, mês, ano.

e) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Ttítulo (itálico): subtítulo (redondo), ano, número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (Nível e área de concentração) –Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano.

f) Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do documento. In: Título
do site. Local, data. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.

g) Filmes e material iconográfico

Filmes:

TÍTULO DO FILME. Diretor e/ou produtor. País de origem da produção: Empresa de produção do filme, ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte (VHS ou
DVD) (Tempo de duração), colorido ou p & b.

Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.:

AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Data.
Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

Discos/Sonoridades Musicais - Álbuns completos
ou EP´s

TÍTULO da obra (primeira palavra em maiúsculas). Responsável pela autoria, compositor, intérprete: Nome do artista ou do grupo. Local da gravadora: Nome da gravadora, ano. Indicar se se trata de CD, Vinil ou Álbum disponível em plataforma de Streaming (duração)

Discos/Sonoridades Musicais - Partes de Álbuns e EP´s (canções, peças etc.):

TÍTULO da canção (primeira palavra em maiúsculas). Intérprete: Nome. Compositor(es):
Nome(s). In: Título da obra (primeira palavra em maiúsculas). Responsável pela autoria, compositor, intérprete: Nome do artista ou do grupo. Local da gravadora: Nome da gravadora, ano. Indicar se se trata de CD ou Vinil ou Álbum/Single disponível em plataforma de Streaming, número da faixa (se for o caso).

Podcasts

TÍTULO do Podcast. [Locução de]: Nome do Locutor. Local: Produtora, dia mês ano. Podcast.
Disponível em: Link. Acesso em: data de acesso.

1.4 Anexos

Devem ser colocados, se houver, após as referências, precedidos da palavra Anexo, sem
adentramento e sem numeração. No caso de mais de um anexo, ele deve ser seguido de letras
maiúsculas consecutivas (ex: Anexo A, Anexo B etc.).

1.5 Agradecimentos

Quando houver, deve ser um texto sucinto. Deve ser o último elemento pós-textual, colocado ao
final das Referências ou dos Anexos (se houver).

1.6 Figuras

Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa
(desenho, esquema, fluxograma, fotografia, fotograma, gráfico, tabela, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de
ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título (Figura 1 – Título). Figuras devem vir em arquivos JPEG.

2. NORMAS PARA RESENHAS E ENTREVISTAS

Quanto às resenhas: somente serão aceitas resenhas de caráter crítico. As normas para as
referências das obras citadas nas resenhas são as mesmas utilizadas para os artigos.
A revista só aceita resenhas de obras publicadas recentemente no Brasil e no exterior há menos de 3 anos.


Quanto às entrevistas: Serão aceitas entrevistas com pesquisadores ou artistas reconhecidos em suas áreas de atuação. As entrevistas devem ter caráter acadêmico-científico, apresentando discussões relevantes e de significativa contribuição para a área de Educação e/ou para
as áreas de abrangência do periódico.

Tamanho:

As resenhas e entrevistas devem apresentar cerca de 10.000 caracteres, cerca de 06 a 08 páginas.

Resenhas e entrevistas também não podem ser submetidas a outros periódicos simultaneamente.

Observação:

Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail fora do sistema da revista.

A revista publica textos em português, espanhol e inglês, na forma de artigos inéditos, entrevistas e resenhas de obras recentes, desde que escritos por pesquisadoras/es vinculadas/es à pós graduação scrictu sensu (um deles com no mínimo o título de doutor). 

Textos recebidos em outro idioma podem ser, excepcionalmente, considerados para avaliação.

A revista poderá receber propostas de chamadas para seções temáticas e/ou dossiês, que serão avaliadas pelo editor-chefe e pela comissão editorial. Terão prioridade os dossiês que tenham, na equipe de organizadores, ao menos um pesquisador vinculado a instituição com sede física no exterior.

3. NORMAS PARA ENSAIOS E EXPERIMENTOS

A seção ENSAIOS E EXPERIMENTOS recebe textos ensaísticos e experimentais de caráter verbal, visual ou verbo-visual, sem a necessidade de enquadramento em normas específicas. Solicita-se que os originais contenham no máximo 20 páginas, mas eventuais exceções podem ser consideradas pela equipe editorial.

 

 

 

 

 

Artigos de revisão de literatura e artigos originais

Avaliação por pares; indexação em bases de dados; entre os autores, no mínimo um com título de doutorado; permitido no máximo 3 autores.

Entrevistas

Avaliação por pares; indexação em bases de dados; entre os autores, no mínimo um com título de mestrado; permitido no máximo 3 autores.

Resenhas

Avaliação por pares; indexação em bases de dados; entre os autores, no mínimo um com título de mestrado; permitido no máximo 3 autores.

Ensaios e Experimentos

Seção dedicada a publicação de textos ensaísticos e/ou experimentais de caráter verbal, visual e/ou verbo-visual.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/documentos/