Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
ANPUH
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 5 Núm. 11 (2022)
Vol. 5 Núm. 11 (2022)
Dossiê - Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11
Publicado:
2022-12-15
Expediente
Revista de História e Historiografia da Educação
p. 1
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Temático
Apresentação - Dossiê "Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX"
Antonieta Miguel, Solyane Silveira Lima
p. 2-6
PDF (Português (Brasil))
Do modelo de formação de educadoras às práticas de educação infantil em Portugal na passagem do século XIX para o XX
Margarida Louro Felgueiras, Juliana Martins da Rocha
p. 7-35
PDF (Português (Brasil))
Entre mapas, globos, sólidos, cadeiras e relógio: objetos para as aulas do Lyceu de Sergipe (1848-1851)
João Paulo Gama Oliveira, Rosemeire Marcedo Costa, Eva Maria Siqueira Alves
p. 36-63
PDF (Português (Brasil))
A história ensinada na Bahia da Primeira República
Antonieta Miguel, Solyane Silveira Lima
p. 64-94
PDF (Português (Brasil))
Antônio Pacífico Pereira e a myopia como hygiene escolar do corpo infantil (1876-1881)
Ione Celeste Jesus de Souza
p. 95-114
PDF (Português (Brasil))
Instituições educativas e embates político-pedagógicos: a construção da escola no Ceará
Maria Juraci Maia Cavalcante, José Wagner de Almeida
p. 115-146
PDF (Português (Brasil))
Intersecções entre a formação da profissionalidade docente e a intelectualidade
Simone Dias Cerqueira de Oliveira
p. 147-173
PDF (Português (Brasil))
Aprender “a ser mais homem”: uma verdade inventada no complexo processo de aprendizagem
Maria Zélia Maia de Souza
p. 174-194
PDF (Português (Brasil))
As enfermeiras-visitadoras em Sergipe e a difusão de saberes para o cuidado em saúde (1931-1939)
Kelly Cristina Resende Rocha, Simone Silveira Amorim, Vera Maria dos Santos
p. 195-220
PDF (Português (Brasil))
Documentos
Carta do professor Cincinato Ricardo Pereira Franca do ano de 1918
Ladjane Alves Sousa
p. 221-229
PDF (Português (Brasil))
Fluxo Contínuo
A renovação da educação brasileira à luz das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira
Vinícius dos Santos Moreira, Carlota Boto, Elisabete dos Santos Freire
p. 230-250
PDF (Português (Brasil))
As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969-1976)
Juliana Collares da Silva, Alessandro Carvalho Bica
p. 251-276
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
O educador e seus tempos – Investigações e percursos
Carolina Cechella Philippi
p. 277-282
PDF (Português (Brasil))
História da historiografia e profissionalização do ofício no Brasil
Tiago Conte
p. 283-289
PDF (Português (Brasil))
Palabras clave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo