Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de História e Historiografia da Educação (ISSN 2526-2378) é uma publicação organizada pelo Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de História, em parceria com seus núcleos regionais. Tem como objetivo a divulgação da produção científica no âmbito da História da Educação, proveniente de instituições de pesquisa nacionais e internacionais. As submissões feitas à revista:

I - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol ou francês;

II - Devem ser exclusivamente de autoria de pesquisadores mestres, doutorandos ou doutores. Autores mestrandos podem submeter artigos em coautoria com seus orientadores; 

III - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes para Autores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, preferencialmente com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

Periodicidade

A Revista de História e Historiografia da Educação tem periodicidade quadrimenstral.

Política de Acesso Livre

A Revista de História e Historiografia da Educação proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Política de Ética Editorial

A Revista de História e Historiografia da Educação segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (Cope)  no que diz respeito principalmente a questões de plágio e autoplágio, zelando pela boa conduta ética de suas publicações científicas. O Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fepae) também orienta estas recomendações.

Taxas para Submissão e Publicação

A Revista de História e Historiografia da Educação não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.

Histórico do periódico

O GT de História da Educação da ANPUH-Brasil foi criado no dia 30 de julho de 2015, durante as atividades do XXVIII Simpósio Nacional de História, realizado na cidade de Florianópolis. A Revista de História e Historiografia da Educação constitui-se numa das inicitivas do GTHE-ANPUH, ampliando espaços de divulgação acadêmica e promovendo uma maior integração entre pesquisadores.