Sobre a Revista

A Revista de História e Historiografia da Educação (ISSN 2526-2378) é uma publicação organizada pelo Grupo de Trabalho Nacional em História da Educação (GTHE) da Associação Nacional de História (ANPUH), em parceria com seus núcleos regionais. Tem como objetivo a divulgação da produção científica no âmbito da História da Educação, proveniente de instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Informações sobre o Qualis CAPES Periódicos: consulte a Plataforma Sucupira.

Edição Atual

v. 5 n. 11 (2022)
					Visualizar v. 5 n. 11 (2022)
Dossiê - Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX
Publicado: 2022-12-15
  • Expediente

    Revista de História e Historiografia da Educação
    p. 1
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89021

Dossiê Temático

  • Apresentação - Dossiê "Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX"

    Antonieta Miguel, Solyane Silveira Lima
    p. 2-6
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89019
  • Do modelo de formação de educadoras às práticas de educação infantil em Portugal na passagem do século XIX para o XX

    Margarida Louro Felgueiras, Juliana Martins da Rocha
    p. 7-35
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89006
  • Entre mapas, globos, sólidos, cadeiras e relógio: objetos para as aulas do Lyceu de Sergipe (1848-1851)

    João Paulo Gama Oliveira, Rosemeire Marcedo Costa, Eva Maria Siqueira Alves
    p. 36-63
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89007
  • A história ensinada na Bahia da Primeira República

    Antonieta Miguel, Solyane Silveira Lima
    p. 64-94
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89008
  • Antônio Pacífico Pereira e a myopia como hygiene escolar do corpo infantil (1876-1881)

    Ione Celeste Jesus de Souza
    p. 95-114
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89010
  • Instituições educativas e embates político-pedagógicos: a construção da escola no Ceará

    Maria Juraci Maia Cavalcante, José Wagner de Almeida
    p. 115-146
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89011
  • Intersecções entre a formação da profissionalidade docente e a intelectualidade

    Simone Dias Cerqueira de Oliveira
    p. 147-173
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89012
  • Aprender “a ser mais homem”: uma verdade inventada no complexo processo de aprendizagem

    Maria Zélia Maia de Souza
    p. 174-194
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89013
  • As enfermeiras-visitadoras em Sergipe e a difusão de saberes para o cuidado em saúde (1931-1939)

    Kelly Cristina Resende Rocha, Simone Silveira Amorim, Vera Maria dos Santos
    p. 195-220
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89014

Documentos

  • Carta do professor Cincinato Ricardo Pereira Franca do ano de 1918

    Ladjane Alves Sousa
    p. 221-229
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89016

Fluxo Contínuo

  • A renovação da educação brasileira à luz das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira

    Vinícius dos Santos Moreira, Carlota Boto, Elisabete dos Santos Freire
    p. 230-250
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.86461
  • As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969-1976)

    Juliana Collares da Silva, Alessandro Carvalho Bica
    p. 251-276
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.88011

Resenhas

  • O educador e seus tempos – Investigações e percursos

    Carolina Cechella Philippi
    p. 277-282
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.77395
  • História da historiografia e profissionalização do ofício no Brasil

    Tiago Conte
    p. 283-289
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.82011
Ver Todas as Edições