A história ensinada na Bahia da Primeira República
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89008Palavras-chave:
Disciplina escolar, História, Escola Elementar, Bahia, Primeira RepúblicaResumo
O objetivo do presente artigo é analisar o formato em que a disciplina História foi ensinada na Escola Elementar da Bahia durante a Primeira República (1889-1930). Para tanto, utilizamos documentos produzidos na escola e também fora dela, tais como relatórios, teses, entrevistas, provas de alunos e manuais da época para o primeiro caso, e leis, decretos, regulamentos e pareceres para o segundo caso. Essa diversidade de fontes permite-nos problematizar nosso objeto, conferindo a ele o reconhecimento social para a educação, bem como o cotejamento entre prescrições e práticas no contexto escolar. O texto encontra-se dividido em três momentos, para além da introdução e das considerações finais: inicialmente, apresentamos uma retomada histórica sobre a educação na Bahia na transição do Império para a República. Em seguida, dialogamos com a legislação educacional e os programas de História organizados para a escola elementar. Por fim, analisamos o uso de alguns materiais da cultura escolar que eram utilizados nas aulas de História nas instituições baianas.