Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão deste artigo está de acordo com o Foco e Escopo da Revista de História e Historiografia da Educação.
  • A submissão deste artigo está de acordo com as Diretrizes para Autores da Revista de História e Historiografia da Educação.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Revista de História e Historiografia da Educação serão encaminhados a pareceristas ad hoc, preferencialmente com título de doutor, que avaliarão a relevância do tema abordado para a área de História da Educação; a organização da estrutura do texto e das referências bibliográficas; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presente no artigo. Os artigos devem ser redigidos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa, e seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:

I – Estar de acordo com o Foco e Escopo da revista e ser uma publicação original e inédita, oriunda de pesquisa acadêmica desenvolvida ou em desenvolvimento;

II – Ter extensão de 15 a 20 páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chaves/keywords, imagens, tabelas e referências bibliográficas;

III – Ter resumo de até 230 (duzentas e trinta) palavras nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica (francês, espanhol, etc.);

IV – Ter até 05 (cinco) palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica;

V – Estar em arquivo de texto em formato “docx”, com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5cm e numeração no canto inferior direito;

VI – Ter identificação no alto da página, em negrito, do título do artigo em língua portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;

VII – As referências bibliográficas devem seguir as normas básicas da ABNT, no caso de artigos de autores brasileiros, e as normas da APA, no caso de outros autores. Seguindo os padrões da ABNT, sugere-se o seguinte formato:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano.
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, N. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano, Páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Volume, Número, Páginas, Ano.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, Ano. Disponível em: < endereço eletrônico completo >. Acesso em: 15 jul. 2017.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação, Instituição, Cidade, Data.

VII - A Revista de História e Historiografia da Educação adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para evitar a identificação do autor, não fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato. 

VIII - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do trabalho.

IX – Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior deve-se indicar número, título e fonte (Ex.: Figura 1 – Quadro de Escolas Primárias. Fonte: Acervo da Biblioteca Nacional).

A Revista de História e Historiografia da Educação reserva-se o direito de recusar o artigo sobre o qual foram solicitadas ressalvas, caso estas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.