- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Política de Ética Editorial
- Taxas para Submissão e Publicação
Foco e Escopo
A Revista de História e Historiografia da Educação (ISSN 2526-2378) é uma publicação organizada pelo Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de História, em parceria com seus núcleos regionais. Tem como objetivo a divulgação da produção científica no âmbito da História da Educação, proveniente de instituições de pesquisa nacionais e internacionais. As submissões feitas à revista:
I - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol ou francês;
II - Devem ser exclusivamente de autoria de pesquisadores mestres, doutorandos ou doutores. Autores mestrandos podem submeter artigos em coautoria com seus orientadores;
III - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes para Autores.
Políticas de Seção
Fluxo Contínuo
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Resenhas
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Traduções
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Documentos
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Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, preferencialmente com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.
Periodicidade
A Revista de História e Historiografia da Educação tem periodicidade quadrimenstral.
Política de Acesso Livre
A Revista de História e Historiografia da Educação proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Política de Ética Editorial
A Revista de História e Historiografia da Educação segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (Cope) no que diz respeito principalmente a questões de plágio e autoplágio, zelando pela boa conduta ética de suas publicações científicas. O Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fepae) também orienta estas recomendações.
Taxas para Submissão e Publicação
A Revista de História e Historiografia da Educação não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.