Intersecções entre a formação da profissionalidade docente e a intelectualidade

Autores

  • Simone Dias Cerqueira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89012

Palavras-chave:

Formação da Profissionalidade, Intelectual, Professor de História

Resumo

O artigo trata das intersecções entre a formação da profissionalidade do professor de história e a intelectualidade na Primeira República. Situado no campo da História da Educação, tem por objetivo entender e discutir as intersecções entre a formação da profissionalidade do professor de história na Bahia e sua intelectualidade em tempos que este profissional foi requerido para a constituição de uma mocidade patriótica e em consenso com o civismo e a moral pretendidos. A partir de uma leitura diacrônica das fontes e considerações de ordem conceitual e teórica sobre intelectualidade (SIRINELLI, 2003) e profissionalidade (NÓVOA, 1995; MONTEIRO, 2015) conclui que a prática dos concursos para o ingresso no ensino secundário ganhou força na república e repercutiu na formação e na rede de sociabilidades de um novo quadro de intelectuais da docência baiana. As relações entre o Gymnasio da Bahia e o IGHB foram centrais para a formação da identidade, saberes e conhecimentos baianos, configurando-se como fator decisivo nas intersecções entre profissionalidade e intelectualidade.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Oliveira, S. D. C. de. (2022). Intersecções entre a formação da profissionalidade docente e a intelectualidade. Revista De História E Historiografia Da Educação, 5(11), p. 147–173. https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89012

Edição

Seção

Dossiê Temático