As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969-1976)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.88011Palavras-chave:
Representações Sociais, Gênero, Educação Feminina, Imprensa Pedagógica, Revista do Ensino do RSResumo
Ao longo da história do magistério, fomos percebendo sua transformação para um espaço majoritariamente feminino. Esta dissertação é resultado de uma análise documental das Revistas do Ensino do RS, do período compreendido entre 1969 a 1976, que encontram-se disponíveis no Repositório Digital TATU da Universidade Federal do Pampa, em que se objetivou identificar as representações sociais das professoras neste importante periódico da área educacional. Para tanto, foram analisados 18 exemplares que continham subseções relacionadas à educação para o lar, saúde e alimentação, assim como matérias que faziam referência à Reforma Educacional que vigorou a partir de 1971 e também sobre a professora primária. Desta análise, foram extraídas quatro categorias e representações de professoras do ensino primário, que as vinculam à figura materna, às figuras da área da saúde, educação sexual e a figuras criativas e modernizadoras com objetivo de formar cidadãos obedientes e ligados a valores morais e religiosos, capazes de trabalhar pelo desenvolvimento do país, além também, da conclusão de que a Revista do Ensino do RS contribuiu para a reprodução dos estereótipos de gênero e dessas representações produzidas culturalmente.