Apresentação - Dossiê "Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX"

Autores

  • Antonieta Miguel
  • Solyane Silveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89019

Resumo

A proposta deste dossiê temático consiste em refletir sobre como o ensinar e o aprender adquiriram, com o processo de independência e a necessidade de organizar uma nação, novas formas diante da reconfiguração da sociedade no sentido capitalista e de uma economia de mercado. Neste período de crise e de anúncio de mudanças no regime político do país, questões fulcrais tencionaram a transição do Império para a República, como a passagem da escravidão para a mão-de-obra livre, critérios para acesso à cidadania, reorganização política dos interesses locais no Estado, entre outras que apontavam para diferentes projetos que considerassem, por exemplo, a discussão sobre a instrução dos ingênuos e uma educação para uma nação que se presumisse livre e civilizada. 

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Miguel, A., & Lima, S. S. (2022). Apresentação - Dossiê "Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX". Revista De História E Historiografia Da Educação, 5(11), p. 2–6. https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89019

Edição

Seção

Dossiê Temático