Do modelo de formação de educadoras às práticas de educação infantil em Portugal na passagem do século XIX para o XX

Autores

  • Margarida Louro Felgueiras
  • Juliana Martins da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89006

Palavras-chave:

Educação infantil, Educadoras de Infância, Método Fröebel em Portugal, “mestras” da educação infantil

Resumo

A cidade do Porto e as suas Escolas Normais, masculina e feminina, tiveram um papel preponderante na afirmação do modelo fröebeliano de educação infantil em Portugal no final do século XIX e início do XX. O objetivo deste trabalho é apresentar o modelo de formação das educadoras e das crianças, que se foi afirmando e divulgando através das escolas de formação de professores e dos jardins de infância, sem esquecer formas mais populares de educação, que existiram em concomitância. O trabalho baseia-se na pesquisa que as autoras têm realizado sobre o espólio das antigas Escolas Normais do Porto e no currículo das Jardineiras de Infância, designação atribuída a esta nova categoria profissional. Recorreu-se também à história oral, em particular no concelho de Murça, no Nordeste transmontano, para identificar outras formas de educação popular infantil e as suas características. Tendo como referente teórico Chartier (2002), procuramos interligar as representações que o modelo de formação faz da infância e seu desenvolvimento com as práticas no jardim de infância, através de um caderno de uma educadora e com práticas populares de cuidado e educação de crianças.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Felgueiras, M. L., & Rocha, J. M. da. (2022). Do modelo de formação de educadoras às práticas de educação infantil em Portugal na passagem do século XIX para o XX. Revista De História E Historiografia Da Educação, 5(11), p. 7–35. https://doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.89006

Edição

Seção

Dossiê Temático