v. 1 n. 0.2015: Dossiê Especial: Experiências do PIBID na formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras

Organizado por Denise Akemi Hibarino e Janice Inês Nodari.

Neste primeiro dossiê de 2015, estão reunidos  artigos e relatos de experiência  de professores supervisores, bolsistas e professores formadores do PIBID de Inglês e Espanhol de universidades públicas, resultado de seus trabalhos e suas vivências no contexto da escola pública brasileira.

Como organizadoras e pesquisadoras da área, percebemos a importância e a necessidade de termos políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada. Além disso, podemos identificar seus impactos positivos e desafiadores não só na educação básica mas, principalmente, no papel das instituições de ensino superior participantes do programa bem como na formação inicial e continuada de todos os sujeitos envolvidos.

As experiências aqui publicadas revelam diferentes olhares, sempre situados, sobre realidades sócio-educacionais brasileiras, desprovidas de fórmulas e receitas prontas sobre como agir em sala de aula. Trazem, portanto, experiências compartilhadas e construídas na parceria entre escola e universidade, tendo os professores supervisores como co-formadores, juntamente com os professores formadores das universidades. Além disso, também mostra o papel agentivo dos licenciandos em sua própria formação inicial, aliando teoria e prática na construção do conhecimento próprio e do conhecimento compartilhado.

Todos os trabalhos foram realizados com o apoio do PIBID, da CAPES, dos autores e dos pareceristas da Revista X.

Denise Hibarino e Janice Inês Nodari
(organizadoras)

Publicado: 2015-06-08

Artigos Especiais

  • ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: QUANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A PRÁTICA NÃO SE ENCONTRAM

    Janice Inês Nodari, Nylcea Thereza de Siqueira Pedra
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37058
  • CO-FORMAÇÃO, CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES NO PIBID-INGLÊS UFPR

    Denise Hibarino
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37557
  • “O PIBID ME SALVOU”: A TECNOLOGIZAÇÃO DE DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

    Elaine Fernandes Mateus, Vinicius Oliveira, Camila Christiane Clivati Sodre
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.11639
  • A INFLUÊNCIA DO PIBID-INGLÊS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO

    Gisele dos Santos da Silva, Cassiana Bittencourt Mushashe
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.36834
  • THANK GOD IT'S FRIDAY: LETRAMENTO CRITICO E ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA

    Renata Lilian Fogaça, Denise Akemi Hibarino
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37105
  • “Being on the same boat”: PIBID AND TEACHING PRACTICUM AS ENHANCEMENT FOR a TEACHER EDUCATORS’ LEARNING

    Michele Salles EL Kadri
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37291
  • AS CONCEPÇÕES FORMATIVAS E AS PRESCRIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE TEXTUALIZADAS NO REGULAMENTO DO PIBID

    Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37025
  • ADAPTAR PARA INCLUIR: CONFLITOS E DESAFIOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROJETO PIBID INGLÊS – UFPR

    Thais Rodrigues Cons
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37670
  • O TEXTO LITERÁRIO ALIADO À TECNOLOGIA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA – POR UMA PROPOSTA PÓS-MÉTODO CENTRADA NO LETRAMENTO CRÍTICO

    Ivana Chagas Lima Lobato, Rud Alyson Martins Matoso, Thais Carvalho Lopes, Janice Inês Nodari
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37681
  • AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INGLÊS DA UFPR

    Kátia Bruginski Mulik, Juliana Pedrollo Viani
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37734
  • PERSPECTIVA DIFERENCIADA NAS AULAS DE INGLÊS EM ESCOLA PÚBLICA – O Projeto Calidoscópio

    Adriana da Rosa, Gisele Ortiz dos Santos, Tatiana Caniceiro Mileo
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37873
  • INGLÊS VERDE E AMARELO: EXPERIÊNCIAS NO PIBID INGLÊS UFPR

    Aline Laís Bueno, Isabel Ribeiro, Rodrigo Fiorese Braga
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37760