A INFLUÊNCIA DO PIBID-INGLÊS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.36834Palavras-chave:
PIBID, língua inglesa, formação inicial docenteResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar nossa experiência como graduandas do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Língua Inglesa e de que forma essa experiência refletiu em nossa formação inicial na carreira docente. Para tanto, primeiramente, descreveremos como se deu o processo de leitura, discussão, preparação e divisão dos bolsistas ainda na Universidade, durante o primeiro semestre do projeto, antes de começarem seus trabalhos devidamente em sala de aula. Em seguida, focaremos em nossa prática de trabalho com gêneros textuais, embasada principalmente na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997), em consonância com as considerações acerca dos gêneros textuais apresentadas por Bazerman e Miller (2011) e a proposta de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004). Por fim, traremos uma reflexão acerca da nossa atuação enquanto bolsistas de iniciação à docência no PIBID e como a experiência de participar do projeto contribuiu naquele momento para nossa formação docente inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

