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CO-FORMAÇÃO, CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES NO PIBID-INGLÊS UFPR

Denise Hibarino

Resumo


O presente artigo surgiu da necessidade de entender como duas professoras supervisoras em atuação no PIBID - Inglês UFPR, no período de 2012-2014, constroem seus papeis de co-formadoras ao lidar com os conflitos (JORDÃO, 2013a). Para esta finalidade, serão levadas em consideração as discussões da área de formação de professores de língua inglesa no contexto brasileiro (BARCELOS, 2004; CELANI, 2002; 2009; GIMENEZ, 2002; 2004) pelo viés do Letramento Crítico (EDMUNDO, 2010; JORDÃO et al, 2011; 2013; JORDÃO, 2013a; 2013b, 2013c; MENEZES de SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2013). Também serão comentadas as respostas dadas a um questionário com perguntas abertas. Estas respostas mostram quais são seus entendimentos sobre os conflitos e suas formas de mediação, bem como a mudança que estes provocam nas atitudes e posturas dos licenciandos de Letras e delas mesmas. Os dados analisados evidenciam como a condição co-formação é construída e como elas se utilizam de momentos de feedback, por exemplo, para a reflexão sobre a prática docente e para a negociação de sentidos.


Palavras-chave


formação inicial; formação continuada; letramento crítico; PIBID-Inglês UFPR

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37557