PERSPECTIVA DIFERENCIADA NAS AULAS DE INGLÊS EM ESCOLA PÚBLICA – O Projeto Calidoscópio
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37873Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, PIBID – Inglês, Caleidoscópio, Abordagem alternativa.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma abordagem alternativa, através do projeto Caleidoscópio, elaborada para a disciplina de Língua Inglesa para uma turma de 6º ano do Colégio Professor Algacyr Munhoz Maeder, por bolsistas do PIBID - Inglês da UFPR. O PIBID, Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência, disponibilizado pela UFPR, prioriza a parceria com escolas públicas estaduais cujo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) esteja abaixo de 5, resultado este obtido através da Prova Brasil. O projeto Caleidoscópio contou com contribuições teóricas de PACHECO (2012) e JORDÃO (2007) que fornecem outra perspectiva de ver o processo de ensino – aprendizagem, mais especificamente de Língua Inglesa no contexto de escola pública. As integrantes do PIBID buscaram levar para a sala de aula atividades e formas de trabalhar com os alunos baseadas nos quatro pilares da Escola da Ponte, a saber: autonomia, solidariedade, cooperação e democraticidade. A parceria entre PIBID e escola pública permitiu a ampliação da visão sobre ensino de Língua Estrangeira em contexto de escola pública, além de intensificar a formação inicial docente das bolsistas envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.