PERSPECTIVA DIFERENCIADA NAS AULAS DE INGLÊS EM ESCOLA PÚBLICA – O Projeto Calidoscópio

Autores

  • Adriana da Rosa UFPR
  • Gisele Ortiz dos Santos UFPR
  • Tatiana Caniceiro Mileo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37873

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, PIBID – Inglês, Caleidoscópio, Abordagem alternativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma abordagem alternativa, através do projeto Caleidoscópio, elaborada para a disciplina de Língua Inglesa para uma turma de 6º ano do Colégio Professor Algacyr Munhoz Maeder, por bolsistas do PIBID - Inglês da UFPR. O PIBID, Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência, disponibilizado pela UFPR, prioriza a parceria com escolas públicas estaduais cujo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) esteja abaixo de 5, resultado este obtido através da Prova Brasil. O projeto Caleidoscópio contou com contribuições teóricas de PACHECO (2012) e JORDÃO (2007) que fornecem outra perspectiva de ver o processo de ensino – aprendizagem, mais especificamente de Língua Inglesa no contexto de escola pública. As integrantes do PIBID buscaram levar para a sala de aula atividades e formas de trabalhar com os alunos baseadas nos quatro pilares da Escola da Ponte, a saber: autonomia, solidariedade, cooperação e democraticidade. A parceria entre PIBID e escola pública permitiu a ampliação da visão sobre ensino de Língua Estrangeira em contexto de escola pública, além de intensificar a formação inicial docente das bolsistas envolvidos.

Biografia do Autor

Adriana da Rosa, UFPR

Aluna de graduação em Letras e bolsista do projeto PIBID - Inglês na UFPR.

Gisele Ortiz dos Santos, UFPR

Aluna de graduação em Letras e bolsista do projeto PIBID - Inglês na UFPR.

Tatiana Caniceiro Mileo, UFPR

Aluna de graduação em Letras e bolsista do proejto PIBID - Inglês na UFPR.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

da Rosa, A., dos Santos, G. O., & Mileo, T. C. (2015). PERSPECTIVA DIFERENCIADA NAS AULAS DE INGLÊS EM ESCOLA PÚBLICA – O Projeto Calidoscópio. Revista X, 1(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37873