“O PIBID ME SALVOU”: A TECNOLOGIZAÇÃO DE DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Autores

  • Elaine Fernandes Mateus UEL
  • Vinicius Oliveira Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Christiane Clivati Sodre Programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.11639

Palavras-chave:

Pibid, hegemonia, tecnologização de discursos

Resumo

Tecnologização de discursos diz respeito à “intervenção calculada para alterar práticas discursivas como parte da engenharia da mudança social” (FAIRCLOUGH, [1995] 2010, p. 3). É um conceito que se liga à hegemonia pelo consenso e, por esta razão, central neste estudo motivado pela necessidade da crítica às “parcerias universidade-escola” realizadas no interior do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que figura atualmente em cenário nacional brasileiro como espaço privilegiado para o desenvolvimento docente. Estudos recentes têm celebrado o Programa de modo a implicitamente promover a naturalização de ideologias que nele operam como mecanismos para manutenção de seu caráter hegemônico. Este trabalho tem o propósito de refletir sobre as implicações de tal hegemonia no contexto histórico de práticas de formação docente. Para tanto, analisamos narrativas de três licenciandas, bolsistas no Programa. Por meio de categorias de análise linguístico-discursivas, discutimos identidades das professoras, e o PIBID como entidade.

Biografia do Autor

Elaine Fernandes Mateus, UEL

Elaine Mateus é formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Língua Inglesa e Mestre  em  Educação  pela mesma Instituição. Tem doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística, na Universidade de Brasília. É professora na Universidade Estadual de Londrina e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem orientando estudos na linha de ensino-aprendizagem e formação de professores/as de línguas. Na graduação trabalha com disciplina de Prática de Ensino, com interesse por práticas de ensino colaborativo. Coordena o grupo de pesquisa Aprendizagem sem fronteiras: linguagem, ética e formação de professores e é membro do grupo Linguagem em atividade no contexto escolar.  Email: mateus@uel.br

Vinicius Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina

Vinicius de Oliveira é formado em Letras Inglês (2012) pela Universidade Estadual de Londrina e atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Seus interesses de pesquisa têm sido voltados aos processos mais democráticos de ensino-aprendizagem instaurados em uma linguagem mais dialógica. Assim, também interessa estudos críticos que concebam à linguagem seu caráter potencialmente transformador (ou "mantenedor" em aparência) do mundo situados em contextos educacionais. Email <vinistorm@uel.br>

Camila Christiane Clivati Sodre, Programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná -UNOPAR (2010). Pós graduada em Língua e Literatura Inglesa (1999) e Orientação, Supervisão e Administração Escolar (2001). Atualmente é professora do ensino médio do CEEP Prof. Maria do Rosário Castaldi (SEED/PR). Participa do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como professora supervisora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas

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Publicado

2015-06-08

Como Citar

Mateus, E. F., Oliveira, V., & Sodre, C. C. C. (2015). “O PIBID ME SALVOU”: A TECNOLOGIZAÇÃO DE DISCURSOS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. Revista X, 1(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.11639