AS CONCEPÇÕES FORMATIVAS E AS PRESCRIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE TEXTUALIZADAS NO REGULAMENTO DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37025Palabras clave:
Políticas públicas, Regulamento do PIBID, Formação docente, Trabalho prescritoResumen
: O crescente aumento de projetos e programas de formação docente, propostos no âmbito das políticas públicas brasileiras, acarreta a necessidade de pesquisas que busquem compreender as possibilidades e limitações de tais iniciativas. Deste modo, neste artigo objetivamos analisar o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a fim de investigar que concepção(ões) formativa(s) e que prescrições ao trabalho docente são textualizadas no documento. Para a análise do regulamento utilizamos o modelo de análise de textos de Bronckart (1999); Bronckart e Machado (2004); Machado e Bronckart (2009), no que se refere a três níveis procedimentais de análise: organizacional, enunciativo e semântico. Os resultados apontaram que o programa alinha-se às propostas contemporâneas de formação. As prescrições dadas ao trabalho dos professores participantes compreendem diferentes aspectos do trabalho docente, estendendo-se do planejamento à avaliação das atividades desenvolvidas. As prescrições voltadas ao trabalho dos alunos-bolsistas é genérica e depende das atividades propostas nos projetos e subprojetos.
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