AS CONCEPÇÕES FORMATIVAS E AS PRESCRIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE TEXTUALIZADAS NO REGULAMENTO DO PIBID

Autores

  • Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37025

Palavras-chave:

Políticas públicas, Regulamento do PIBID, Formação docente, Trabalho prescrito

Resumo

: O crescente aumento de projetos e programas de formação docente, propostos no âmbito das políticas públicas brasileiras, acarreta a necessidade de pesquisas que busquem compreender as possibilidades e limitações de tais iniciativas. Deste modo, neste artigo objetivamos analisar o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a fim de investigar que concepção(ões) formativa(s) e que prescrições ao trabalho docente são textualizadas no documento. Para a análise do regulamento utilizamos o modelo de análise de textos de Bronckart (1999); Bronckart e Machado (2004); Machado e Bronckart (2009), no que se refere a três níveis procedimentais de análise: organizacional, enunciativo e semântico. Os resultados apontaram que o programa alinha-se às propostas contemporâneas de formação. As prescrições dadas ao trabalho dos professores participantes compreendem diferentes aspectos do trabalho docente, estendendo-se do planejamento à avaliação das atividades desenvolvidas. As prescrições voltadas ao trabalho dos alunos-bolsistas é genérica e depende das atividades propostas nos projetos e subprojetos.

Biografia do Autor

Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre pelo mesmo programa (2012), sob orientação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Possui Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Iguaçu - ESAP (2007) e graduação em Letras-inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2006). Atualmente é professora da rede estadual de ensino no Colégio Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer - EFM em Guarapuava - PR. Tem experiência da área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, tendo interesse sobre os seguintes temas: gêneros textuais, Sequência Didática, modelo didático, formação inicial e continuada de professores, planejamento docente e análise de materiais didáticos.

Downloads

Publicado

2015-06-08

Como Citar

Lanferdini, P. A. da F. (2015). AS CONCEPÇÕES FORMATIVAS E AS PRESCRIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE TEXTUALIZADAS NO REGULAMENTO DO PIBID. Revista X, 1(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37025