AS CONCEPÇÕES FORMATIVAS E AS PRESCRIÇÕES AO TRABALHO DOCENTE TEXTUALIZADAS NO REGULAMENTO DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2015.37025Palavras-chave:
Políticas públicas, Regulamento do PIBID, Formação docente, Trabalho prescritoResumo
: O crescente aumento de projetos e programas de formação docente, propostos no âmbito das políticas públicas brasileiras, acarreta a necessidade de pesquisas que busquem compreender as possibilidades e limitações de tais iniciativas. Deste modo, neste artigo objetivamos analisar o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a fim de investigar que concepção(ões) formativa(s) e que prescrições ao trabalho docente são textualizadas no documento. Para a análise do regulamento utilizamos o modelo de análise de textos de Bronckart (1999); Bronckart e Machado (2004); Machado e Bronckart (2009), no que se refere a três níveis procedimentais de análise: organizacional, enunciativo e semântico. Os resultados apontaram que o programa alinha-se às propostas contemporâneas de formação. As prescrições dadas ao trabalho dos professores participantes compreendem diferentes aspectos do trabalho docente, estendendo-se do planejamento à avaliação das atividades desenvolvidas. As prescrições voltadas ao trabalho dos alunos-bolsistas é genérica e depende das atividades propostas nos projetos e subprojetos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

