v. 13 n. 1 (2009)

Publicado: 29-10-2009

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.15851
    Alexandre Dittrich

Resenhas

  • Decidir sobre a carreira profissional: um processo comportamental

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12883
    Elaine Cristina Luiz, Olga Mitsue Kubo

Artigos

  • Relação entre ordem de nascimento e estilos interpessoais

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.15855
    Mauro de Oliveira Magalhães
  • Preferência de gestantes pelo parto normal ou cesariano

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.9858
    Lígia Ebner Melchiori, Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Rita Nathalia Bredariolli, Raquel Ishikawa Hory
  • Cuidado parental e apoio social em mães residentes na capital e interior de Santa Catarina

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10947
    Gabriela Dal Forno Martins, Samira Mafioletti Macarini, Mauro Luís Vieira, Virgínia Azevedo Reis Sachetti, Maria Lucia Seidl-de-Moura, Vera Silvia Raad Bussab
  • O desenvolvimento de dominância manual e podálica em crianças destras e canhotas entre três a oito anos de idade

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.11155
    William Lee Berdel Martin, Valéria Pereira Braz Homci, Francisca Morais da Silveira
  • Habilidades empáticas de crianças videntes e cegas e a possível influência de variáveis sociodemográficas

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.11745
    Bárbara Carvalho Ferreira, Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Daniele Carolina Lopes
  • Normas do Teste de Inteligência Não Verbal R-1 para adultos não alfabetizados

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.15856
    Maria Olinda Gottsfritz, Irai Cristina Boccato Alves
  • Avaliando a interação de instruções e comportamento supersticioso em esquemas concorrentes

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10824
    Marcelo Frota Lobato Benvenuti, Jéssica de Sousa, Caio Flavio Miguel
  • Aprendizagem discriminativa após choques incontroláveis

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10809
    Angelica Capelari, Maria Helena Leite Hunziker
  • Controle restrito de estímulos em participantes com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.11093
    Camila Domeniconi, Aline Roberta Aceituno da Costa, Júlio César de Rose, Deisy das Graças de Souza
  • Equivalência de estímulos e estratégias de intervenção para crianças com dificuldade de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.8723
    Raquel Maria de Melo, Patrícia Serejo
  • O ensino de avaliação funcional descritiva para professores na alfabetização em língua portuguesa nas séries iniciais

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12245
    Jair Lopes Junior, Ana Paula Araujo Fonseca, Mariana Francisco Giuzio
  • “Habilidades” e “Competências” a desenvolver na capacitação de psicólogos: uma contribuição da análise do comportamento para o exame das diretrizes curriculares

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12279
    Glauce Carolina Vieira dos Santos, Nádia Kienen, Juliane Viecili, Silvio Paulo Botomé, Olga Mitsue Kubo
  • Comportamento de crianças e de dentistas em atendimentos odontológicos profiláticos e de emergência

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12284
    Daniele Pedrosa Fioravante, Maria Luiza Marinho-Casanova
  • Análise comportamental de problemas de interação social de indivíduos com psoríase

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10605
    Carolina Martinez Sampaio Mota, Márcia Cristina Caserta Gon, Airton dos Santos Gon
  • Uma análise do modelo de explicação no behaviorismo radical: o estatuto do comportamento e a relação de dependência entre eventos

    DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12462
    Monalisa de Fátima Freitas Carneiro Leão, Carolina Laurenti