Avaliando a interação de instruções e comportamento supersticioso em esquemas concorrentes

Autores/as

  • Marcelo Frota Lobato Benvenuti PUC-SP
  • Jéssica de Sousa PUC-SP
  • Caio Flavio Miguel California State University, Sacramento

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10824

Palabras clave:

comportamento supersticioso, instruções, esquemas concorrentes

Resumen

O objetivo do presente estudo foi avaliar a interação entre instruções e comportamento supersticioso em um componente Ext de um esquema conc VI Ext. Participantes, estudantes do ensino médio, receberam instruções corretas ou incorretas antes das sessões. Nas instruções corretas, os participantes eram informados que deveriam responder a apenas um dos componentes do esquema concorrente; nas incorretas, que deveriam responder aos dois componentes. Antes e depois das sessões eram feitas perguntas sobre o que os participantes deveriam fazer durante as sessões. Quatro dos sete participantes responderam nos componentes Ext e VI por pelo menos uma sessão. Análise das frequências mostrou que três desses quatro participantes responderam em Ext durante toda a sessão. O responder supersticioso (responder consistente em Ext) dependeu do quanto as instruções ou as contingências não verbais geraram variabilidade no responder no início das sessões.

Palavras-chave: comportamento supersticioso; instruções; esquemas concorrentes.

 

Biografía del autor/a

Marcelo Frota Lobato Benvenuti, PUC-SP

Doutor pela USP, Psicologia Experimental. Professor na Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo (PUC-SP).

Jéssica de Sousa, PUC-SP

Graduada em Psicologia pela PUC-SP. Bolsista CEPE-PUC IC durante a graduação.

Caio Flavio Miguel, California State University, Sacramento

Doutor em Psicologia pela Western Michigan University. Professor de Psicologia na California State University

Publicado

2009-10-29

Cómo citar

Benvenuti, M. F. L., Sousa, J. de, & Miguel, C. F. (2009). Avaliando a interação de instruções e comportamento supersticioso em esquemas concorrentes. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10824

Número

Sección

Artigos