Avaliando a interação de instruções e comportamento supersticioso em esquemas concorrentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10824Palabras clave:
comportamento supersticioso, instruções, esquemas concorrentesResumen
O objetivo do presente estudo foi avaliar a interação entre instruções e comportamento supersticioso em um componente Ext de um esquema conc VI Ext. Participantes, estudantes do ensino médio, receberam instruções corretas ou incorretas antes das sessões. Nas instruções corretas, os participantes eram informados que deveriam responder a apenas um dos componentes do esquema concorrente; nas incorretas, que deveriam responder aos dois componentes. Antes e depois das sessões eram feitas perguntas sobre o que os participantes deveriam fazer durante as sessões. Quatro dos sete participantes responderam nos componentes Ext e VI por pelo menos uma sessão. Análise das frequências mostrou que três desses quatro participantes responderam em Ext durante toda a sessão. O responder supersticioso (responder consistente em Ext) dependeu do quanto as instruções ou as contingências não verbais geraram variabilidade no responder no início das sessões.
Palavras-chave: comportamento supersticioso; instruções; esquemas concorrentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
