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O ensino de avaliação funcional descritiva para professores na alfabetização em língua portuguesa nas séries iniciais

Jair Lopes Junior, Ana Paula Araujo Fonseca, Mariana Francisco Giuzio

Resumo


Este estudo objetivou ensinar repertórios que definem a execução de avaliações funcionais descritivas a um professor (P1) que ministrava conteúdos de Língua Portuguesa nas séries iniciais. Na Etapa 1 foram registradas aulas de duas unidades didáticas consecutivas. Em seguida, P1 respondeu a um roteiro sobre as aulas da primeira unidade. As respostas ocorreram na ausência e, em seguida, diante do vídeo das respectivas aulas. Na Etapa 2 ocorreu a apresentação de um modelo de avaliação funcional descritiva elaborado pelos pesquisadores sobre episódios selecionados do vídeo exibido. Após exposição ao vídeo das aulas da segunda unidade, P1 elaborou um modelo e, ao final, ocorreu a exposição ao modelo dos pesquisadores. Na Etapa 3 foram gravadas as aulas da terceira unidade e, na sequência, P1 respondeu às mesmas indagações da etapa inicial. Práticas oralistas prescindindo da identificação de relações de controle de estímulo foram registradas independente do contato com os vídeos e com os modelos de avaliação funcional. Na Etapa 3, o desempenho em sala de aula sugeriu controle por dimensões dos modelos apresentados pelos pesquisadores. Restrições na aprendizagem de repertórios que definem a execução de avaliações funcionais descritivas foram vinculadas com propriedades dos procedimentos adotados.

 

Palavras-chave: avaliação funcional descritiva; análise do comportamento; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa.


Palavras-chave


avaliação funcional descritiva; análise do comportamento; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v13i1.12245