Aprendizagem discriminativa após choques incontroláveis

Autores

  • Angelica Capelari Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria Helena Leite Hunziker Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10809

Palavras-chave:

desamparo aprendido, incontrolabilidade, controle de estímulos

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar se estímulos aversivos não contingentes (incontroláveis) produzem interferência em um processo de aprendizagem discriminativa reforçada positivamente. Vinte e quatro ratos foram distribuídos em três grupos (n=8) que diferiram entre si quanto ao tratamento recebido na primeira sessão: choques controláveis (C), incontroláveis (I) ou nenhum choque (N). Posteriormente, todos foram submetidos a 10 sessões de treino discriminativo com reforço positivo, em esquema múltiplo-concorrente FR-6/Extinção. Os resultados do treino discriminativo mostraram que, na primeira sessão, a exposição prévia a choques produziu menor frequência de respostas, sendo esse efeito levemente mais acentuado no grupo I; na décima sessão, os grupos não diferiram entre si quanto à frequência de respostas e ao índice discriminativo, que ficou acima de 0,80. O efeito transitório do tratamento com choques incontroláveis, sem interferência a longo prazo no estabelecimento do controle de estímulos por reforçamento positivo, é contrário à generalidade do desamparo aprendido para contextos não aversivos.

 

Palavras-chave: desamparo aprendido; incontrolabilidade; controle de estímulos.

Biografia do Autor

Angelica Capelari, Universidade Metodista de São Paulo

Coordenadora do NEPAP

Maria Helena Leite Hunziker, Universidade de São Paulo

Departamento de Psicologia Experimental

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Publicado

29-10-2009

Como Citar

Capelari, A., & Hunziker, M. H. L. (2009). Aprendizagem discriminativa após choques incontroláveis. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.10809

Edição

Seção

Artigos