Equivalência de estímulos e estratégias de intervenção para crianças com dificuldade de aprendizagem

Autores

  • Raquel Maria de Melo UnB
  • Patrícia Serejo UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.8723

Palavras-chave:

equivalência de estímulos, leitura, escrita

Resumo

O paradigma de equivalência de estímulos foi utilizado como referencial para a elaboração e implementação de estratégias de intervenção individualizada para duas crianças que apresentavam dificuldade na alfabetização. As crianças participaram de programas de ensino de leitura de palavras com sílabas simples e complexas da língua portuguesa. Atividades lúdicas que envolviam ler e escrever foram realizadas em cada sessão antes e depois dos programas de ensino. As crianças aprenderam a ler as palavras de ensino com precisão. O desempenho nas tarefas de leitura e construção de palavras de recombinação melhorou com a exposição aos programas de ensino e às atividades lúdicas. O aumento gradual na precisão do repertório verbal em tarefas com palavras, frases e pequenos textos, observado assistematicamente durante as atividades lúdicas, sugere o efeito das estratégias de intervenção não só nos repertórios diretamente ensinados, mas também em comportamentos que envolvem diferentes modalidades de leitura e escrita. Estes resultados mostram o potencial de intervenções planejadas de acordo com o paradigma de equivalência para estabelecer condições para a ampliação do repertório verbal inicial do aprendiz e o ensino de unidades verbais maiores.

 

Palavras-chave: equivalência de estímulos; leitura; escrita. 

Biografia do Autor

Raquel Maria de Melo, UnB

Instituto de Psicologia; Departamento de Processos Psicológicos Básicos

Patrícia Serejo, UnB

 

psicóloga clínica; doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências do Comportamento do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da UnB

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Publicado

29-10-2009

Como Citar

de Melo, R. M., & Serejo, P. (2009). Equivalência de estímulos e estratégias de intervenção para crianças com dificuldade de aprendizagem. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.8723

Edição

Seção

Artigos