Comportamento de crianças e de dentistas em atendimentos odontológicos profiláticos e de emergência

Autores

  • Daniele Pedrosa Fioravante Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Luiza Marinho-Casanova Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12284

Palavras-chave:

odontopediatria, comportamento, crianças, colaboração

Resumo

Odontopediatras usam diferentes estratégias para manejo do comportamento infantil durante a consulta, mas aproximadamente um terço das crianças apresentam oposição ao atendimento odontológico. A presente pesquisa visou caracterizar comportamentos de odontopediatras e de crianças durante atendimentos odontológicos. Participaram dois graduados em odontologia e vinte crianças, sendo dez atendidas em profilaxia e dez em emergência. Os dados foram coletados em clínica-escola odontológica através de gravação em vídeo dos atendimentos e categorização dos comportamentos de dentistas e crianças. 40% das crianças apresentaram alta frequência de respostas opositoras, sendo a oposição infantil mais frequente nos atendimentos de emergência do que nos de profilaxia. Os odontopediatras emitiram, no geral, mais respostas adequadas do que inadequadas, inclusive com 75% das crianças opositoras; as respostas inadequadas foram emitidas nos atendimentos de emergência. Conclui-se que o tipo de atendimento tem influência sobre o comportamento de crianças e dentistas.

 

Palavras-chave: odontopediatria; comportamento; crianças; colaboração.

Biografia do Autor

Daniele Pedrosa Fioravante, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina.

Maria Luiza Marinho-Casanova, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela USP, Coordenadora do Mestrado em Análise do Comportamento, Docente do Depto. de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

29-10-2009

Como Citar

Fioravante, D. P., & Marinho-Casanova, M. L. (2009). Comportamento de crianças e de dentistas em atendimentos odontológicos profiláticos e de emergência. Interação Em Psicologia, 13(1). https://doi.org/10.5380/psi.v13i1.12284

Edição

Seção

Artigos