Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 27, n. especial (2011)
v. 27, n. especial (2011)
Dossiê - Psicologia da educação matemática
Publicado:
2011-08-18
Dossiê Temático
Apresentação
Maria Tereza Carneiro Soares, Maria Lucia Faria Moro
p. 13-14
PDF
DOI
O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática
Gérard Vergnaud
p. 15-27
PDF
DOI
Psicologia da educação matemática: um ponto de vista
Márcia Regina Ferreira de Brito
p. 29-45
PDF
DOI
A pesquisa de intervenção na psicologia da educação matemática: aspectos conceituais e metodológicos
Maria Helena Fávero
p. 47-62
PDF
DOI
A pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental. Contribuições teóricas da psicologia
Sandra Maria Pinto Magina
p. 63-75
PDF
DOI
A escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatória
Jane Correa, Gisele Oliveira
p. 77-91
PDF
DOI
Estudo de intervenção sobre a divisão: ilustrando as relações entre metacognição e aprendizagem
Síntria Labres Lautert, Alina Galvão Spinillo
p. 93-107
PDF
DOI
Pesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget?
Clélia Maria Ignatius Nogueira
p. 109-124
PDF
DOI
Leitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA)
Silvia Ednaira Lopes, Nelma Sgarbosa Roman de Araujo
p. 125-140
PDF
DOI
Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional
Cristina Maranhão, Silvia Machado
p. 141-156
PDF
DOI
A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática
Marilena Bittar
p. 157-171
PDF
DOI
Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática
Marcelo Almeida Bairral
p. 173-189
PDF
DOI
As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo
Saddo Ag Almouloud
p. 191-210
PDF
DOI
Linguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos
Janete Bolite Frant
p. 211-226
PDF
DOI
Relações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego
Lulu Healy, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
p. 227-243
PDF
DOI
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do Ensino Fundamental público
Leny R. M. Teixeira, Edileni G. J. de Campos, Mônica Vasconcellos, Sheila Denize Guimarães
p. 245-270
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão