Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 27, n. especial (2011)
v. 27, n. especial (2011)
Dossiê - Psicologia da educação matemática
Publicado:
2011-08-18
Dossiê Temático
Apresentação
Maria Tereza Carneiro Soares, Maria Lucia Faria Moro
p. 13-14
PDF
DOI
O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática
Gérard Vergnaud
p. 15-27
PDF
DOI
Psicologia da educação matemática: um ponto de vista
Márcia Regina Ferreira de Brito
p. 29-45
PDF
DOI
A pesquisa de intervenção na psicologia da educação matemática: aspectos conceituais e metodológicos
Maria Helena Fávero
p. 47-62
PDF
DOI
A pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental. Contribuições teóricas da psicologia
Sandra Maria Pinto Magina
p. 63-75
PDF
DOI
A escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatória
Jane Correa, Gisele Oliveira
p. 77-91
PDF
DOI
Estudo de intervenção sobre a divisão: ilustrando as relações entre metacognição e aprendizagem
Síntria Labres Lautert, Alina Galvão Spinillo
p. 93-107
PDF
DOI
Pesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget?
Clélia Maria Ignatius Nogueira
p. 109-124
PDF
DOI
Leitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA)
Silvia Ednaira Lopes, Nelma Sgarbosa Roman de Araujo
p. 125-140
PDF
DOI
Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional
Cristina Maranhão, Silvia Machado
p. 141-156
PDF
DOI
A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática
Marilena Bittar
p. 157-171
PDF
DOI
Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática
Marcelo Almeida Bairral
p. 173-189
PDF
DOI
As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo
Saddo Ag Almouloud
p. 191-210
PDF
DOI
Linguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos
Janete Bolite Frant
p. 211-226
PDF
DOI
Relações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego
Lulu Healy, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
p. 227-243
PDF
DOI
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do Ensino Fundamental público
Leny R. M. Teixeira, Edileni G. J. de Campos, Mônica Vasconcellos, Sheila Denize Guimarães
p. 245-270
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão