Open Journal Systems

O MÉTODO PROBLEMATIZADOR NO CUIDADO EDUCATIVO COM MULHERES NO PREPARO AO PARTO*

Andréia Maria Damasceno, Fátima Aparecida Said

Resumo


RESUMO: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, realizado em 2007, para avaliar prática educativa com a aplicação

do Método Problematizador, em preparo para o parto de grupo de sete mulheres. Foram realizadas sete oficinas pedagógicas

em unidade de saúde municipal da cidade de Curitiba - PR. As oficinas tiveram duração aproximada de duas horas com

aplicação das etapas do Método Problematizador. As práticas educativas oportunizaram suporte social, informativo e de

apoio para diminuir o estresse e o medo quanto ao parto. Concluiu-se que o método é ativo, porque oportuniza a expressão

do pensamento e das experiências pessoais do grupo, também é reflexivo, porque para falar de uma realidade ou resolver

problema, defender uma idéia, o grupo precisa analisar, julgar, propor soluções e usar suas capacidades mentais, situações

essas que ocorrem na prática educativa.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Método Problematizador; Parto=pt; Health Education; Problem-based methodology; Delivery=en; Metodología problematizadora; Educación en Salud; Parto=es

Texto completo:

PDF