O MÉTODO PROBLEMATIZADOR NO CUIDADO EDUCATIVO COM MULHERES NO PREPARO AO PARTO*

Autores

  • Andréia Maria Damasceno
  • Fátima Aparecida Said

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i2.12433

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Método Problematizador, Parto=pt, Health Education, Problem-based methodology, Delivery=en, Metodología problematizadora, Educación en Salud, Parto=es

Resumo

RESUMO: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, realizado em 2007, para avaliar prática educativa com a aplicação

do Método Problematizador, em preparo para o parto de grupo de sete mulheres. Foram realizadas sete oficinas pedagógicas

em unidade de saúde municipal da cidade de Curitiba - PR. As oficinas tiveram duração aproximada de duas horas com

aplicação das etapas do Método Problematizador. As práticas educativas oportunizaram suporte social, informativo e de

apoio para diminuir o estresse e o medo quanto ao parto. Concluiu-se que o método é ativo, porque oportuniza a expressão

do pensamento e das experiências pessoais do grupo, também é reflexivo, porque para falar de uma realidade ou resolver

problema, defender uma idéia, o grupo precisa analisar, julgar, propor soluções e usar suas capacidades mentais, situações

essas que ocorrem na prática educativa.

Downloads

Publicado

2008-09-30

Como Citar

Damasceno, A. M., & Said, F. A. (2008). O MÉTODO PROBLEMATIZADOR NO CUIDADO EDUCATIVO COM MULHERES NO PREPARO AO PARTO*. Cogitare Enfermagem, 13(2). https://doi.org/10.5380/ce.v13i2.12433

Edição

Seção

Artigo Original