O USO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Kelviani Ludmila Dos Santos Almeida Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.
  • Dayse Maioli Garcia

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.39509

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Comunicação em saúde, Comunicação interdisciplinar, Neoplasias

Resumo

RESUMO

 

Os cuidados paliativos expressam um campo de cuidados integrais realizado por uma equipe multidisciplinar. A comunicação é uma ferramenta indispensável para essa abordagem. Por meio dela podemos ofertar um adequado controle de sintomas, cuidado individualizado e de qualidade para que conflitos e anseios possam ser resolvidos e a autonomia preservada. O objetivo proposto foi conhecer estratégias de comunicação utilizadas no Brasil para pacientes em cuidados paliativos. Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram levantados artigos em quatro bases de dados e um portal de teses no período de 2009 a 2014. Os artigos relevantes ao tema totalizaram dezenove, destes dezesseis foram utilizados. Os resultados apontaram que as estratégias mais frequentemente citadas foram escuta ativa, silêncio terapêutico, toque afetivo, o ouvir e a empatia, porém, mesmo sendo reconhecidas pela literatura, seu uso ainda é escasso e profissionais necessitam de capacitação emergente para a abordagem paliativa.

Biografia do Autor

Kelviani Ludmila Dos Santos Almeida, Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Clínico-Cirúrgico modalidade residência pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa– Sociedade Beneficiente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Dos Santos Almeida, K. L., & Garcia, D. M. (2015). O USO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.39509

Edição

Seção

Revisão