Preparação do Manuscrito

Antes de submeterem o manuscrito, solicitamos aos autores que realizem a leitura minuciosa das instruções disponibilizadas a seguir e que realizem as adequações necessárias.

Checklist para submissão |PT|

O artigo deverá destinar-se exclusivamente à Cogitare Enfermagem, não devendo ser submetido a outro periódico, e será publicado na integra, obrigatoriamente em português e inglês, e espanhol.

O número máximo de autores está limitado a 7 (sete), solicitações de exceção serão analisadas pelo Editor chefe. Os autores são responsáveis por declarar conflitos de interesse, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal, relacionados ao estudo; e por agradecimentos.

📄 Template para a submissão

Formato de Envio dos Artigos:

  • Formato: .doc;
  • Folha: Tamanho A4;
  • Margens: 2,5 cm en los cuatro bordes;
  • Fuente: Times New Roman; fonte 12 (incluindo tabelas e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.
  • Itálico: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o artigo foi redigido ou em transliteração de depoimentos.
  • Notas de rodapé: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: †, ‡, §, ††, ‡‡, §§, †††, etc.

📌 Deve ter:

  • Título (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Highlights
  • Resumo (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Descritores (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Considerações finais/Conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências
  • Anexos

📝Formatação da Estrutura do Artigo:

O artigo não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na página de identificação.

As palavras “HIGHLIGHTS”, “RESUMO”, “DESCRITORES”, “INTRODUÇÃO”, “MÉTODO”, “RESULTADOS”, “DISCUSSÃO”, “CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO”, “REFERÊNCIAS” e demais que iniciam as seções do corpo do artigo devem ser digitadas em CAIXA ALTA, NEGRITO E ALINHADAS À ESQUERDA.

✏️ Título 

  • Apenas a letra inicial maiúscula (exceto nomes próprios), em negrito, com espaçamento simples e centralizado;
  • Deve aparecer no mesmo idioma do artigo;
  • Tem limite de 16 palavras.

HIGHLIGHTS

Esta etapa é destinada para que os autores identifiquem os Highlights ou, os principais resultados e conclusões do seu artigo. Portanto, devem ser elaboradas de três a quatro pequenas frases, com até 10 palavras em cada uma delas, que demonstrem a principal contribuição do estudo. Cada frase deverá ter no máximo 75 caracteres.

📄 RESUMO

  • Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Deve inclui: objetivo, método, resultados e conclusão;
  • Texto limitado a 150 palavras, no idioma no qual o artigo foi redigido;
  • Não poderá conter abreviaturas, nem siglas.

🔍 DESCRITORES

  • Apresentados imediatamente abaixo do resumo e no mesmo idioma deste, sendo a palavra “descritores” em: CAIXA ALTA E EM NEGRITO;
  • Inserir 5 descritores, separando-os por ponto e vírgula, e a primeira letra de cada descritor em caixa alta;
  • Os descritores devem identificar ou refletir os principais tópicos do artigo;
  • Preferencialmente, as palavras utilizadas nos descritores não devem aparecer no título;
  • Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DECS) →https://decs.bvsalud.org/ ; (Lembre-se de clicar em: “Descritor Exato”).
  • Também poderão ser utilizados descritores do Medical Subjetc Headings (MeSH) →nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.
  • Espaçamento simples entre linhas, conforme exemplo:

DESCRITORES:  Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem; Enfermagem; Ensino.

📌 INTRODUÇÃO

Deverá conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável.

🧪 MÉTODO

  • Deverá conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados.
  • Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos, em acordo com a legislação do país de origem do artigo, e informar o número do parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a legislação vigente.
  • Ressalta-se a importância da inserção do Parecer do Comitê de Ética na sessão “documentação suplementar”, no ato da submissão do artigo.

📊 RESULTADOS

  • Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados..
  • Inserir sempre o valor de “n” e a porcentagem entre parênteses. Lembrando que n abaixo de 10 deverá estar escrito por extenso e igual ou acima de 10 deverá ser numérico.

Exemplo: “Dos 100 participantes, 15 (15%) referiram melhora do quadro e seis (6%) referiram piora”.

💬 DISCUSSÃO

Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados.

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Conclusão (para pesquisa quantitativas) e Considerações Finais (para pesquisas qualitativas).
  • Destacar os achados mais importantes, comentar as contribuições para área;
  • Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado.

🧾 FINANCIAMENTO

  • Exemplo: 

    O presente estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. No caso de bolsista de ic ou pós-graduação. 

    Ou 

    Pesquisa de dissertação ou tese de doutorado agraciada com Edital Universal CNPQ nº XX/XXX. (Processo nº XXXXXXXX) ou foi apoiada com a Chamada PQ – XX/XXX - Processo nº XXXXXXXX.

  • Nesta seção os agradecimentos devem se limitar a instituições, financiadores ou organizações que contribuíram de forma relevante para a realização do estudo.
  • Não se aplica agradecer pessoas ou autores que colaboraram na pesquisa.

Agradecimentos, apoio financeiro ou técnico, declaração de conflito de interesse financeiro e/ou de afiliações:

É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima. Citar o número do edital ao qual a pesquisa está vinculada. Em virtude da Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, solicitamos a todos os autores que informem o recebimento de auxílio à pesquisa em todos os artigos submetidos. A partir desta data, os autores devem fazer referência ao apoio recebido que decorram de atividades financiadas pela CAPES, integral ou parcialmente.

📚 REFERÊNCIAS

As referências devem ser numeradas consecutivamente, seguindo a ordem de sua primeira aparição no texto, e formatadas conforme o formato Vancouver. Para exemplos de referências nesse formato, consulte:

Para exemplos de referências nesse formato, consulte:

Samples of Formatted References for Authors of Journal Articles: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Citing Medicine, 2ª edición https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/ 

  • Formatação: O espaçamento deve ser simples e o alinhamento à esquerda. 
  • Limite de Referências: O número máximo é de 30 referências. Para artigos de revisão, não há limite quanto ao número de referências. 
  • Seleção de Fontes: Sugere-se a inclusão de referências atuais e diretamente relacionadas ao tema abordado, evitando um número excessivo de referências em uma única citação. 
  • Data de Acesso: Todas as referências acessadas online devem incluir a data de acesso no formato [cited ano mês dia]. 
  • DOI: Para artigos científicos, deve ser adicionado o Digital Object Identifier (DOI). Se o DOI não estiver disponível, deve-se forneça a URL de acesso.  
  • Disponibilidade: Todos os links devem estar funcionando corretamente, referências com links indisponíveis não são válidas. 
  • Artigos Bilíngues ou Multilíngues: Para artigos disponíveis em múltiplos idiomas, deve-se utilizar a versão em inglês para a referência, respeitando a paginação e o identificador DOI correspondente.  
  • Outras informações: Citações de guias, manuais, cartilhas e similares somente serão aceitas quando provenientes de organizações oficiais, como IBGE, WHO, Ministério da Saúde, INCA, entre outras. Não serão aceitas referências ou citações de resumos e abstracts
  • Abreviação de Títulos de Periódicos: Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme suas páginas oficiais. As abreviaturas também podem ser consultadas nas seguintes bases de dados: 

    - Catálogo Coletivo Nacional: http://ccn.ibict.br/busca.jsf 

    - Miguelim - Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras: https://miguilim.ibict.br/ 

    - The NLM Catalog: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals 

    - Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde: https://portal.revistas.bvs.br/journals 

📎 ANEXOS

Os anexos, quando indispensáveis, devem ser citados no texto e inseridos após as referências.

📈 ATIVOS DIGITAIS

  • Por ilustrações entendem-se tabelas, quadros e figuras (gráficos, diagramas, fotos).
  • São permitidas, no máximo, 5 ilustrações as quais devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos.
  • Devem ser indicadas no texto com a primeira letra maiúscula.
  • As tabelas e os quadros não podem ultrapassar o limite de uma página.

Exemplo: Tabela 2, Quadro 1, Figura 3.

A fonte das informações da ilustração, quando resultante de outra pesquisa, deve ser citada e constar nas referências.

O cabeçalho e as fontes (quando houver) devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas; 

Deve ser inserida o mais próximo possível do texto.

TABELAS

  • Forma não discursiva de apresentar as informações, das quais o dado numérico se destaca como informação principal. Tem por finalidade a apresentação de informações tratadas estaticamente, sistematizando dados de modo a facilitar a leitura e interpretação das informações;
  • Abertas nas laterais, não se utiliza de linhas para fechar;
  • Utilizar traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e, na parte inferior da tabela;
  • Não devem apresentar nem linhas verticais e horizontais no interior da tabela;
  • Toda tabela deve ter título, escrito na parte superior (topo), constituído da palavra Tabela, em negrito, seguido do número em algarismo arábico que a identifica e ponto final;
  • Após o enunciado de título da tabela, deve-se incluir nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem o uso do ponto final, conforme exemplo abaixo.

Exemplo:  

  • Os títulos das colunas devem ser curtos: quando abreviados devem constar por extenso em nota acima da indicação de fonte.

QUADROS

  • Quadros se compõem de informações qualitativas e textuais e devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem. Diferente das tabelas, os quadros são formados por linhas verticais e horizontais com as extremidades fechadas.
  • Todo quadro deve ter um título, escrito na parte superior, constituído da palavra Quadro, em negrito, seguido do número em algarismo arábico que o identifica e ponto final.
  • Após o enunciado do título do quadro, deve-se incluir nome da cidade, estado, país e ano, conforme exemplo abaixo. A fonte deve ser indicada abaixo.

Exemplo:   

FIGURAS (Gráficos, Diagramas, Fotos)

  • A figura deve ter um título, escrito na parte inferior, constituído da palavra Figura, em negrito, seguido do número em algarismo arábico que a identifica e ponto final. O enunciado do título deve ser separado, por ponto final, do nome da cidade, estado, país e ano, estes devem ser separados entre si por vírgula e sem sinal de ponto ao final.

Exemplo:        

  • As figuras devem ser anexadas em arquivo separado, com qualidade necessária à publicação, preferencialmente, no formato JPEG, GIF, TIFF ou PNG, com resolução mínima de 300 dpi.
  • Serão aceitos gráficos e diagramas coloridos, porém não serão aceitas fotos coloridas ou fotos de pessoas (exceto aquelas de acesso público, já publicadas).

✏️ CITAÇÕES

1) Citação indireta ou paráfrase

Informar o número da referência imediatamente ao término do texto, sem espaço e antes do sinal gráfico.  

Exemplo:

O enfermeiro contribui para a prevenção de condições incapacitantes1.

2) Citação sequencial/intercalada

Separar os números de cada referência por traço, quando for sequencial.

Exemplo:

8-10 - a informação refere que as referências 8, 9 e 10 estão inclusas.

Separar os números de cada referência por vírgula, quando for intercalada.

Exemplo:

8,10 - a informação refere que as referências 8 e 10 estão inclusas.

3) Citação direta com até três linhas

Inserida no corpo do parágrafo e entre aspas. O número e página correspondentes à citação literal devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.

Exemplo:

8:13  - a informação se refere à referência 8, página 13.

4) Citação direta com mais de três linhas

Constar em novo parágrafo, justificado à direita e com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte Times New Roman 10, espaço simples entre linhas, sem aspas.

O número e página correspondentes à citação direta devem constar sobrescritos e separados por dois pontos.

Exemplo:

8:345-6  - o número 8 se refere à referência e o 345-9 às páginas.

5) Depoimento

A transliteração de depoimento deverá constar em novo parágrafo, digitada em fonte Times New Roman 12, itálico, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas.

Comentários do autor devem estar entre colchetes e sem itálico.

A identificação do sujeito deve ser codificada (explicar a codificação na metodologia), entre parênteses, sem itálico e separada do depoimento por ponto.

Exemplo: [Comunicação] é você expressar algo, dizer alguma coisa a alguém é o ato de se comunicar […]. (Familiar 2).

📚 REFERÊNCIAS

Consulte a página Modelos de Referências para ter acesso aos exemplos disponibilizados.