Sobre a Revista

Foco e Escopo

Atualizadas em março de 2025.

A Cogitare Enfermagem destina-se a publicação artigos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência/caso, reflexão e comunicação livre, da área da saúde, em especial a Enfermagem. Adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass) e proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

 Os manuscritos submetidos à Cogitare Enfermagem deverão atender à sua política editorial, às instruções aos autores, bem como às diretrizes da Rede EQUATOR. As submissões são aceitas nos idiomas português, inglês e espanhol, nas categorias a seguir: Artigos Original, Artigo de Revisão, Relato de experiência/caso, Reflexão, Inovação Tecnológica e Comunicação livre.

O processo de avaliação é de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas (se necessário um terceiro para desempate) que são designados segundo o tema e o enfoque do artigo. Destaca-se que se preserva o anonimato dos autores e revisores. O detalhamento da política de revisão por pares pode ser consultado na página Políticas Editoriais.

Histórico do periódico

A Cogitare Enfermagem (título abreviado: Cogitare Enferm.) é uma publicação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, com sua primeira edição publicada em 1996. Desde 2015 está disponível somente na versão eletrônica e atualmente publica seus artigos na versão português, inglês e espanhol.

A missão da Cogitare Enfermagem é publicar e divulgar o conhecimento produzido nas áreas da saúde e de enfermagem com excelência e respeito aos princípios éticos. Serão considerados para publicação, artigos que contribuam para o avanço do conhecimento, originais, que tenham consistência científica, respeito às normas éticas, que sejam atuais e relevantes para a área da saúde e enfermagem.

É um periódico brasileiro, afiliado a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC. Está disponível em diversas bases indexadoras e Portais, tanto nacionais quanto internacionais.

 ISSN 1414-8536 - Versão impressa (para edições publicadas até 2014)

 ISSN 2176-9133 - Versão eletrônica

 

Periodicidade

A Revista Cogitare Enfermagem publica, em versão eletrônica, anualmente um volume único e contínuo, conforme os manuscritos são aprovados. 

  • Periodicidade: Anual com publicação contínua
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1996

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Cogitare Enfermagem.
  • Título abreviado: Cogitare Enferm.
  • Publicação de: Universidade Federal do Paraná Departamento de Enfermagem
  • Periodicidade: Anual com publicação contínua
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1996
  •  

Preservação Digital

A Cogitare Enfermagem segue os padrões definidos no programa de (disponível em: Política de Preservação Digital do Programa SciELO | SciELO.org

 

Fontes de Indexação

Internacionais

» CINAHL – Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature

» CUIDEN – Index de Enfermería em Español, Fundación Index – Área de Documentación, Granada, España

» DOAJ – Diretório de Revistas de Acesso Aberto

» LATINDEX – Índice Latinoamericano de publicações científicas seriadas

» LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

» PERIÓDICA – Base de Dados Bibliográfica en Ciências Y Tecnología

» REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

» SCOPUS 

Nacionais

» BDENF – Base de Dados Nacionais da Enfermagem

» DIADORIM – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

» MIGUELIM – Diretório das Revistas Científicas Brasileiras

»SciELO Brasil - Scientific Electronic Library Online

Outras fontes de disseminação

» REVENF - Portal de Revistas de Enfermagem

» CAPES - Portal de Periódicos da CAPES

» BVSE – Biblioteca Virtual de Saúde – Enfermagem

» Google Scholar

 

Fontes de Apoio

A Cogitare Enfermagem recebe apoio financeiro da Universidade Federal do Paraná

 

Política de Acesso Livre

A Cogitare Enfermagem proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Conformidade com a Ciência Aberta

Alinhada com o movimento de Ciência aberta, a Cogitare Enfermagem esclarece que segue o modelo open Science Green, que publica textos científicos disponibilizados em repositórios Preprints (reconhecidos pela comunidade acadêmica) nacionais e internacionais, bem como, textos cujos conteúdos (dados de pesquisas) sejam disponibilizados em repositórios institucionais nacionais e internacionais reconhecidos pela comunidade acadêmica. Essas informações deverão estar informadas no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (download) e devem ser submetidas como documentação suplementar.

Os artigos publicados na Cogitare Enfermagem terão descrito o/a Editor (a) Associado(a) responsável por todo o processo de avaliação do manuscrito.

 

Websites e Mídias Sociais

A proposta da Cogitare Enfermagem é divulgar as pesquisas publicadas nas esferas acadêmicas, profissional e para a sociedade. Esta divulgação ocorre das seguintes formas: mailing mensal com artigos publicados para autores, pesquisadores e pareceristas cadastrados na revista.

Visando a divulgação para a sociedade civil, a Cogitare Enfermagem divulga press releases, podcast, vídeos dos autores sobre os artigos, numa linguagem acessível a todos, esta divulgação ocorre nas redes sociais da revista, como o Facebook® Revista Cogitare Enfermagem e Instagran® @revistacogitareenfermagem

 

Informações Adicionais

Destaca-se que os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos publicados pela Cogitare Enfermagem, assim como a exatidão e procedência das citações e referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho de Editoração.

A publicação do manuscrito dependerá do cumprimento das normas da Cogitare Enfermagem e da apreciação pelo Conselho de Editoração, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.