Políticas Editoriais

Processo de avaliação por pares/Prazos

Os artigos submetidos à Cogitare Enfermagem passam por um processo de análise, em três etapas distintas.

Depois de submetido no OJS – Open Journal Systems – http://revistas.ufpr.br/cogitare/login, é atribuído um número de submissão, que será a identificação do artigo no sistema.

Na primeira etapa o artigo é recepcionado e avaliado pelo Editor-chefe, que observará os seguintes itens: escopo, atualidade, relevância, questões éticas e método utilizado para realização da pesquisa. Nesta etapa, ele poderá ser

recusado ou encaminhado ao Editor de Associado, conforme a área de conhecimento (prazo de até 30 dias).

Na segunda etapa o Editor Associado encaminha o artigo ao revisor técnico que realiza a análise do artigo, segundo as normas (preparação do artigo e documentação suplementar), e submete o artigo ao software antiplágio. Ao final desta etapa o artigo poderá ir diretamente para a terceira etapa ou ser devolvido aos autores para adequação das normas (prazo de até 30 dias).

Na terceira etapa, com o artigo adequado às normas, o Editor Associado o encaminha para dois consultores ad hoc para análise do texto junto ao instrumento próprio de avaliação. Se houver discordância entre os pareceres dos consultores, o texto será enviado a um terceiro consultor (prazo de até 120 dias).

O Editor Associado gerencia todo o fluxo entre os consultores e o autor correspondente e terá seu nome publicado como responsável pela avaliação.

A Cogitare Enfermagem adota duas modalidades de avaliação por pares:

1. Avaliação aberta: (prioritária) quando os autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

2. Avaliação duplo-cega: quando os autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.

Porém, até 2027 estaremos com toda modalidade de revisão aberta. Esse prazo está sendo de adaptação e ajustes entre revisores e autores. A modalidade irá depender da entrada do artigo na revista, ex: em casos de artigos que estejam depositados em repositórios preprint, ela será aberta.

O Editor Associado realizará a recomendação para o Editor Científico Chefe, que decidirá pela aprovação, reformulação ou recusa dos textos, com base nas avaliações realizadas pelos consultores e pelo Editor Associado.

Durante o processo de análise e antes do envio do artigo para a publicação, o autor correspondente poderá retirar o artigo, mediante solicitação formal e assinada por todos os autores.

Artigos com temas emergentes ou chamadas especiais da Revista, poderão seguir o sistema fast tracking (avaliação acelerada), a fim de facilitar a troca de questionamentos e resultados produzidos sobre doenças negligenciadas e temas emergentes, da área de saúde em especial em Enfermagem. O processo de avaliação será acelerado pelo Editor-Chefe da Revista e Conselho de Editoração, que poderão aprovar ou recusar o artigo.

Cabe ao Editor-Chefe e ao Conselho de Editoração a composição dos volumes a serem publicados.

No processo de editoração, estão inclusas as seguintes etapas: checagem final pelo editor técnico, checagem final pelo editor científico, normalização, revisão ortográfica, solicitação das traduções, recebimento do artigo traduzido, diagramação PDF, leitura final pelo autor, publicação na página da Revista, marcação XML e envio às bases de dados.

A média de tempo prevista para a conclusão desse processo é de 45 dias.

A Cogitare Enfermagem conta, em sua equipe técnica, com um corpo de tradutores credenciados (incluindo enfermeiros) que emitem certificados de tradução. O artigo só será publicado com o certificado de tradução (tanto para o inglês quanto para o espanhol).

Preprints

A Cogitare Enfermagem aceita publicar artigos de preprints (Um preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico. Essa prática se junta à da publicação contínua como mecanismos para acelerar a comunicação das pesquisas. Os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos).

Serão aceitos os repositórios Preprints (reconhecidos pela comunidade acadêmica) nacionais e internacionais. Essas informações deverão estar informadas no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (download), e devem ser submetidas como documentação suplementar.

Declaração de tecnologia assistida por Inteligência Artificial (IA)

A Cogitare Enfermagem compreende que o uso dos LLMs (Large Language Model ou Grandes Modelos de Linguagem) funcionarão como aliados da pesquisa, desta forma, solicita que os autores divulguem se usaram tecnologias assistidas por inteligência artificial (IA) (LLMs, chatbots ou criadores de imagens) na produção dos trabalhos submetidos, exclusivamente com o objetivo de melhorar a legibilidade e a qualidade da linguagem durante o processo de escrita. No entanto, o uso dessas tecnologias deve ser realizado com a supervisão dos pesquisadores, uma vez que o texto produzido por IA pode ser incorreto, incompleto ou tendencioso.

As tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autoria. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por seres humanos, conforme descrito na política para autores, de acordo com os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em:  http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html.  Os autores devem ser capazes de afirmar que não há plágio em seu artigo, inclusive em texto e imagens produzidas pela IA. Os seres humanos devem garantir que haja atribuição apropriada de todo o material citado, incluindo citações completas.

Quanto ao uso da IA ou demais LLMs no processo de escrita, os autores deverão incluir uma declaração sobre isso no documento de submissão (download) com o seguinte conteúdo:

Os autores declaram o uso de IA Gerativa e Tecnologias Assistidas por IA no processo de escrita: durante a elaboração do estudo intitulado: ...... Os autores (es) utilizaram a/o [FERRAMENTA DE NOME/SERVIÇO] para [FINALIDADE ESPECÍFICA, EX.: correção linguística, tradução etc.]. Após a utilização desta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisaram e editaram o conteúdo conforme necessário e assumem total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

Além disso, o uso de IA deve ser explicitado na seção Método do manuscrito, indicando o nome da ferramenta utilizada e a finalidade do uso.

Dados abertos

Alinhada com o movimento de Ciência aberta, a Cogitare Enfermagem incentiva os autores a publicarem em repositórios online abertos, como por exemplo: SciELO Data, Zenodo, Figshare, OSF e Mendeley Data, dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas, que geralmente permanecem subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos.

Destaca-se que em algumas situações especificas, conforme a avaliação dos Editores em relação ao manuscrito aprovado para publicação, poderá ser obrigatória a disponibilização dos dados nos repositórios abertos.

As informações relacionadas ao depósito de dados nos repositórios, deverão constar no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (download), e devem ser submetidas como documento suplementar. Para maiores informações, acesse: 

Informamos que, durante o processo de editoração, será solicitado o preenchimento da Declaração de Disponibilidade de Dados, a qual será encaminhada pela equipe de Revisão Técnica. Essa declaração, que será publicada junto ao artigo, descreve se e onde os dados subjacentes ao estudo estão acessíveis (no próprio texto, em repositório público ou mediante solicitação), garantindo transparência e possibilitando a reprodutibilidade dos resultados.

Política de Acesso Livre

A Cogitare Enfermagem proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso às pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Para consultar os Aspectos Éticos (clique aqui).