Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Disponivel em:


http://www.cogitare.ufpr.br

 

Políticas de Seção

Pesquisa (artigo original)

Estudo relativo à pesquisa científica original, inédita e concluída. Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Método: (método empregado, descrição da população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa). Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a informação de que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos; Resultados: deverão ser apresentado com sequencia lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares; Discussão: (deverá seguir a sequencia lógica dos resultados, comparação com a literatura e a interpretação dos autores. Conclusão ou Considerações Finais: (devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Disponivel em:


http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/politicas-editoriais/

 

 

Periodicidade

A Revista Cogitare Enfermagem publica anualmente um volume, em versão eletrônica.

 

Política de Acesso Livre

A Cogitare Enfermagem proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

 

Os documentos de manuscritos cancelados ou recusados não permanecerão arquivados, os documentos de artigos publicados ficarão arquivados por cinco anos a contar do ano de sua publicação.