Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A missão da Cogitare é publicar e divulgar o conhecimento produzido nas áreas da saúde e de enfermagem com excelência e respeito aos princípios éticos.

Para publicação na Cogitare serão considerados: atualidade, originalidade e relevância do tema, consistência científica e respeito às normas éticas.

É uma revista que adota o sistema de fluxo contínuo (rolling press). O processo de avaliação adotado é o de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas externos designados segundo o tema e o enfoque do artigo

Os manuscritos submetidos à Cogitare deverão atender à sua política editorial e às instruções aos autores, bem como as diretrizes da Rede EQUATOR.

A Cogitare segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics – COPEbem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE.

Destacamos  que apoiamos a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas e a Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008), assim como atendimento a legislações de pesquisa realizada no Brasil.

Artigos de pesquisas clínicas devem informar o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos da OMS, validados pelos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE.

Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos, assim como a exatidão e procedência das citações e referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho de Editoração.

A publicação do manuscrito dependerá do cumprimento das normas da Revista e da apreciação pelo Conselho de Editoração, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.

 

COMBATE AO PLÁGIO

A violação dos direitos autorais é CRIME previsto no artigo 184 do Código Penal, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado. Além das penalidades citadas e da desmoralização acadêmica, o plagiário estará sujeito a sanções cíveis, como retratação pública e indenização pecuniária por dano moral e/ou patrimonial, e também a sanções administrativas, que podem chegar à reprovação/ desligamento da instituição, no caso de estudantes, e demissão, no caso de professores/pesquisadores” 1.

As políticas de plágio adotadas pela Revista Cogitare Enfermagem estão embasadas no esclarecimento e definição sobre a propriedade intelectual, visando a estimular a publicação com qualidade e a coibir a prática do plágio. Estas irão impactar diretamente nos manuscritos submetidos para avaliação.

Quando a Cogitare recebe o manuscrito submetido pelo autor, o mesmo será analisado por um software anti-plágio. Após análise e detecção de plágio de até 25%, apontado pelo software, a equipe da Cogitare irá solicitar ao autor que o mesmo reescreva e cite a fonte original. Caso o plágio seja extenso a partir de 26%, o manuscrito será recusado e tanto os autores quanto suas instituições serão notificadas. Acreditamos que esta prática, apesar de punitiva, também se torna educativa e auxiliará na confecção de novos manuscritos.

Caso o plágio seja detectado no processo pee-review, nas etapas de avaliação por revisores ou pelos editores, as medidas mencionadas acima, também serão aplicadas. Quando o plágio for detectado após a publicação do artigo, a Cogitare irá notificar e publicar a infração cometida por nota do Editor publicada na mesma edição que o manuscrito tiver sido divulgado.

REFERÊNCIA

  1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva [Internet]. Plágio acadêmico: conhecer para combater [acesso em 12 dez 2017]. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/plagio_academico.pdf

CIÊNCIA ABERTA

A Ciência Aberta é um termo “guarda-chuva”, que engloba diferentes significados, tipos de práticas e iniciativas, e envolve distintas perspectivas, pressupostos e implicações. Estão incluídas desde a disponibilização gratuita dos resultados da pesquisa (acesso aberto), até a valorização e a participação direta de não cientistas e não especialistas no fazer ciência, tais como “leigos” e “amadores” (ciência cidadã) (Albalgi, Clinio e Raychtock, 2014).

Seguindo o escopo proposto por Albalgi, Clinio e Raychtock, 2014, e alinhado com o movimento de Ciência aberta que está acontecendo no mundo, a Revista Cogitare Enfermagem disponibiliza a seus leitores, autores e colaboradores, as políticas relacionadas a este movimento.

Um dos pilares da Ciência aberta, no processo de editoração cientifica, é a transparência no processo de avaliação dos manuscritos. Este processo vai desde a abertura dos pareceres entre editores, autores e pareceristas, até a publicação destes pareceres. Para esta etapa, a Revista Cogitare Enfermagem, a partir de 2020, informará para os autores e disponibilizará aos leitores no manuscrito, de forma gradativa, o Editor Associado responsável por todo o processo de avaliação do manuscrito.

Quanto à abertura dos pareceres, bem como a identificação dos pareceristas aos autores, a Revista Cogitare Enfermagem está se organizando para que, a partir de 2021, 50% destes pareceres sejam abertos aos autores. Para 2022, 100% estarão abertos. Isto acontecerá de forma gradativa devido à necessidade de comunicação e aceite dos pareceristas, que atualmente estão cadastrados em nossa Revista no formato peer review e não open peer review.

Os outros dois tópicos que estão vinculados ao alinhamento com a Ciência Aberta são: disponibilização pelos autores do conteúdo da pesquisa em repositórios, e o aceite de artigos publicados em repositórios “pré print”. Esclarecemos que revista Cogitare Enfermagem irá aceitar manuscritos provenientes de repositórios de preprint (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo) para o processo de avaliação pelos pares. Quanto a questão da disponibilização dos dados da pesquisa em repositórios, a Revista Cogitare Enfermagem está trabalhando para que a partir de 2021, aconteça a implantação de forma gradativa das políticas de aceite.

REFERÊNCIA

  1. ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p. 434-450, nov. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593/3072 . Acesso em 05 dez. 2019.

POLÍTICA DE ISENÇÃO

A Revista Cogitare Enfermagem isenta as taxas de avaliação e publicação dos artigos de pesquisa originais que tenham sido desenvolvidos por autores estrangeiros em países emergentes, exceto Brasil.

 


DIVULGAÇÃO

A proposta da Cogitare é divulgar as pesquisas publicadas nas esferas acadêmicas, profissional e para a sociedade. Esta divulgação ocorre das seguintes formas: mailing mensal com artigos publicados para autores, pesquisadores e pareceristas cadastrados na revista. Divulgação no facebook, twitter e youtube, instagran com press release ou vídeos dos autores sobre os artigos de temas emergentes ou relacionados a temática em pauta. Na UNIFM 94,5, uma emissora da FUNPAR – Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná, com programação semanal do Departamento de Enfermagem da UFPR com destaque para temas e artigos publicados na Revista Cogitare Enfermagem.

Destaca-se que desde 2019 participa do Blog Rev@Enf com proposta de 4 press release por ano. Conta com a divulgação de seus artigos nas bases de dados e portais que é indexada.




 

Políticas de Seção

Editorial

Matéria de responsabilidade do Conselho de Editoração. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Estudo relativo à pesquisa científica original, inédita e concluída. Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Método: (método empregado, descrição da população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa). Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a informação de que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos; Resultados: deverão ser apresentado com sequencia lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares; Discussão: (deverá seguir a sequencia lógica dos resultados, comparação com a literatura e a interpretação dos autores. Conclusão ou Considerações Finais: (devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Serão aceitas revisões sistemáticas, integrativas e bibliométricas. Para as revisões sistemáticas sugere-se que sigam as orientações do checklist e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/statement.htm

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve contemplar: Introdução apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; metodologia com descrição de local, data, pessoas ou fontes de informação, desenvolvimento da situação vivida, detalhando informações e informantes que assegurem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência. Na discussão incluir as possíveis barreiras e facilitadores, impactos na prática, mudanças adotadas. Incluir fontes bibliográficas. Conclusão com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão

Texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento relacionado à área da saúde. Inclui: Procedimentos adotados;

Sugere-se que seja o registro de fatos ou fenômenos percebidos como significativos às ciências da saúde, particularmente para a Enfermagem, com aporte teórico e possíveis contribuições para a prática profissional. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação Livre

Texto descritivo e interpretativo, com fundamentação teórica sobre a situação global de determinado tema, correspondente ao escopo da Revista Cogitare Enfermagem. Requer clareza e objetividade, pertinência com o “estado da arte” do tema tratado e, especialmente, aspectos inovadores para o ensino e a prática profissional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Inovação Tecnológica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

FLUXO EDITORIAL PARA AVALIAÇÃO

Os artigos submetidos à Cogitare passam por um processo de análise, em três etapas distintas.

Depois de submetido no OJS – Open Journal Systems – http://revistas.ufpr.br/cogitare/login, é atribuído um número de submissão que será a identificação do artigo no sistema.

Na primeira etapa o artigo é recepcionado e avaliado pela Editora Chefe onde serão observados os seguintes itens: escopo, atualidade, relevância, questões éticas e método utilizado para realização da pesquisa. Nesta ele poderá ser recusado ou encaminhado ao Editor de seção, conforme a área de conhecimento (prazo de até 30 dias).

Na segunda etapa  o Editor de seção encaminha o artigo ao revisor técnico que realiza a análise do artigo, segundo as normas (preparo do artigo documentação suplementar), e o submete ao software anti-plágio ©CopySpider. Ao final desta etapa o artigo poderá ir diretamente para a terceira etapa ou ser devolvido aos autores para readequação das normas (prazo de até 30 dias).

Na terceira etapa, com o artigo adequado ás normas, encaminha-se para dois consultores ad hoc para a análise do texto juntamente com o instrumento próprio de avaliação. Se houver discordância entre os pareceres dos consultores, o texto será enviado a um terceiro consultor (prazo de até 120 dias).

O Editor de seção gerencia todo fluxo entre os consultores e o autor correspondente. Durante todo o processo de avaliação (peer review) omite-se a identificação dos consultores e dos autores.

Após a análise dos pareceristas e da versão final, o artigo poderá ser Recusado ou Aceito, de acordo com a deliberação do Conselho de Editoração, sendo o resultado comunicado ao autor correspondente pelo e-mail informado no processo de submissão.

Durante o processo de análise e antes do envio do artigo para a publicação, o autor correspondente poderá retirar o artigo, mediante solicitação formal e assinada por todos os autores.

Artigos com temas emergentes poderão ter seu processo de avaliação acelerados pelo Editor chefe da Revista e  Conselho de Editoração

Cabe ao Conselho de Editoração a composição dos volumes para a publicação.

 


SUBMISSÃO DO ARTIGO

1. O artigo deve ser submetido no OJS – Open Journal Systems no site http://revistas.ufpr.br/cogitare/login, uma única vez.

2. O autor correspondente deverá obrigatoriamente realizar o seu cadastro no sistema da revista e informar o endereço ORCID nos METADADOS;

3. Os demais autores deverão ser informados ao sistema da Cogitare Enfermagem no momento da submissão, e deverão informar o endereço ORCID nos METADADOS. Autores que não estiverem incluídos nos METADADOS no momento da submissão e que não informarem o ORCID não poderão serão incluídos na publicação do artigo

4. Os artigos são publicados na íntegra em português, inglês e espanhol (a partir de 2022). Os artigos poderão ser redigidos nos idiomas portuguêsinglês e espanholApós aprovação do artigo para publicação será solicitado aos autores:

  • para artigos submetidos no idioma português: tradução na íntegra do texto para o idiomas inglês e espanhol;
  • para artigos submetidos no idioma inglês: tradução na íntegra do texto para o idiomas português e espanhol;
  • para artigos submetidos no idioma espanhol: tradução na íntegra do texto para o idiomas inglês e português.

Traduções e revisão ortográfica: será solicitado aos autores que providenciem as devidas traduções e revisão ortográfica. A Cogitare Enfermagem fornecerá uma lista de tradutores e revisores credenciados, os autores ficarão responsáveis por realizar as cotações, pagamentos e envio das versões traduzidas e revisadas para a Cogitare Enfermagem.

 


TAXAS

Para garantir os serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos, a Cogitare enfermagem cobrará:

 

1.Taxa de Avaliação;

2.Taxa de Publicação;

 

1 . A Taxa de Avaliação no valor de R$100,00 deverá ser paga após a aprovação do artigo na Primeira Etapa

O autor correspondente receberá um e-mail informando sobre sua aprovação na Primeira Etapa e solicitando o pagamento da Taxa de AvaliaçãoO boleto para pagamento deverá ser gerado no endereço que será encaminhado  no e-mail.  O comprovante de pagamento deverá ser anexado em “Documentos suplementares” dentro do sistema da Cogitare Enfermagem

*Após aprovação do artigo na Primeira etapa o pagamento e envio do comprovante de pagamento da taxa de avaliação, o artigo seguirá para a Segunda Etapa da avaliação.

 

2. A Taxa de Publicação será de R$ 600,50 cujo pagamento será solicitado somente se o artigo for Aceito para publicação ao final da Terceira Etapa de avaliação. 

A Cogitare Enfermagem encaminhará ao autor correspondente a versão final do artigo para aprovação e o boleto da Taxa de Publicação. Este é responsável por consultar os demais autores e manifestar o aceite da versão final para publicação.

 

As solicitações de correções, após a publicação eletrônica do artigo, deverão ser encaminhadas no prazo de 15 dias da publicação.


 

Periodicidade

A Revista Cogitare Enfermagem publica, em versão eletrônica, anualmente um volume único e contínuo, conforme os manuscritos são aprovados. 

 

Política de Acesso Livre

A Cogitare Enfermagem proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivamento distribuído entre as bibliotecas participantes e permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Em particular, a preservação digital das edições da Cogitare Enfermagem é feita pela Rede Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (https://cariniana.ibict.br/). Veja também https://keepers.issn.org/keepers