Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Atualizadas em janeiro 2024

A Cogitare Enfermagem destina-se a publicação artigos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência/caso, reflexão e comunicação livre, da área da saúde, em especial a Enfermagem. Adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass) e proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

 Os manuscritos submetidos à Cogitare Enfermagem deverão atender à sua política editorial, às instruções aos autores, bem como as diretrizes da Rede EQUATOR. As submissões são aceitas nos idiomas português, inglês e espanhol, nas categorias: Artigos Original, Artigo de Revisão, Relato de experiência/caso, Reflexão, Inovação Tecnológica e Comunicação livre. O processo de avaliação é de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas (se necessário um terceiro para desempate) que são designados segundo o tema e o enfoque do artigo. Destaca-se que se preserva o anonimato dos autores e revisores.

 

Políticas de Seção

Editorial

Limite máximo de 600 palavras (excluindo títulos e referências).

Matéria de responsabilidade do Conselho de Editoração.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

 HIGHLIGHTS- Esta etapa é destinada para que os autores identifiquem os Highlights ou, os principais resultados e conclusões do seu artigo. Portanto, devem ser elaboradas de três a quatro pequenas frases, com até 10 palavras em cada uma delas, que demonstrem a principal contribuição do estudo. RESUMO- Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão. INTRODUÇÃO - Deverá conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável. MÉTODO - Deverá conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados. RESULTADOS - Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados. DISCUSSÃO - Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados. CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS - Destacar os achados mais importantes, comentar as contribuições para área; Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado. REFERÊNCIAS - As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Limite máximo de 5.500 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

Serão aceitas revisões sistemáticas, revisões de escopo, integrativas e bibliométricas. Para as revisões sistemáticas sugere-se que sigam as orientações do check list e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência/ Caso

Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão, tabelas, quadros, gráficos).

Relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve contemplar: Introdução apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; metodologia com descrição de local, data, pessoas ou fontes de informação, desenvolvimento da situação vivida, detalhando informações e informantes que assegurassem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência. Na discussão incluir as possíveis barreiras e facilitadores, impactos na prática, mudanças adotadas. Incluir fontes bibliográficas. Conclusão com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão

Limite máximo de 2000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras

Texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento relacionado à área da saúde. Inclui: procedimentos adotados; sugere-se que seja o registro de fatos ou fenômenos percebidos como significativos às ciências da saúde, particularmente para a enfermagem, com aporte teórico e possíveis contribuições para a prática profissional. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comunicação Livre

Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Texto descritivo, reflexivo e interpretativo, com fundamentação teórica sobre a situação global de determinado tema, correspondente ao escopo da Revista Cogitare Enfermagem. Requer clareza e objetividade, pertinência com o “estado da arte” do tema tratado e, especialmente, aspectos inovadores para o ensino e a prática profissional.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Inovação Tecnológica

Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

Será considerada inovação tecnológica, artigos que apresentem a geração e/ou aplicação de novas ideias, ou novas formas de realizar uma atividade, ou desenvolvimento de um produto, que resulte em melhoria de um serviço, programa, estrutura, produtos e/ou processos para a área da saúde. Preferencialmente deverá ter a apresentação ou disponibilização da inovação, no formato de link ou QR-CODE, para que o leitor possa conhecê-la.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação é de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas (se necessário um terceiro para desempate) que são designados segundo o tema e o enfoque do artigo. Destaca-se que se preserva o anonimato dos autores e revisores.

Nos artigos publicados na Revista Cogitare Enfermagem, terá descrito o/a Editor (a) Associado(a) responsável por todo o processo de avaliação do manuscrito.

 

Periodicidade

A Revista Cogitare Enfermagem publica, em versão eletrônica, anualmente um volume único e contínuo, conforme os manuscritos são aprovados. 

 

-        Periodicidade: Anual com publicação contínua

 

-        Modalidade de publicação: Publicação Contínua

 

-        Ano de criação do periódico: 1996


 

Política de Acesso Livre

A Cogitare Enfermagem proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivamento distribuído entre as bibliotecas participantes e permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Em particular, a preservação digital das edições da Cogitare Enfermagem é feita pela Rede Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (https://cariniana.ibict.br/). Veja também https://keepers.issn.org/keepers