Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Checklist para submissão |PT|

Diretrizes para Autores

A submissão precisa seguir as orientações que estão descritas nas páginas relativas às Instruções aos autores (Preparação do Manuscrito, Modelos de Referências e Documentos Suplementares).

Em caso de dúvida, entre em contato por meio de nosso endereço de e-mail: cogitare@ufpr.br

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Tipos de artigos aceitos:

Artigo Original

Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

 HIGHLIGHTS- Esta etapa é destinada para que os autores identifiquem os Highlights ou, os principais resultados e conclusões do seu artigo. Portanto, devem ser elaboradas de três a quatro pequenas frases, com até 10 palavras em cada uma delas, que demonstrem a principal contribuição do estudo. RESUMO- Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão. INTRODUÇÃO - Deverá conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável. MÉTODO - Deverá conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados. RESULTADOS - Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados. DISCUSSÃO - Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados. CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS - Destacar os achados mais importantes, comentar as contribuições para área; Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado. REFERÊNCIAS - As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver

Revisão

Limite máximo de 5.500 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

Serão aceitas revisões sistemáticas, revisões de escopo, integrativas e bibliométricas. Para as revisões sistemáticas sugere-se que sigam as orientações do check list e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/

Relato de Experiência/ Caso

Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão, tabelas, quadros, gráficos).

Relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve contemplar: Introdução apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; metodologia com descrição de local, data, pessoas ou fontes de informação, desenvolvimento da situação vivida, detalhando informações e informantes que assegurassem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência. Na discussão incluir as possíveis barreiras e facilitadores, impactos na prática, mudanças adotadas. Incluir fontes bibliográficas. Conclusão com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros.

Reflexão

Limite máximo de 2000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras

Texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento relacionado à área da saúde. Inclui: procedimentos adotados; sugere-se que seja o registro de fatos ou fenômenos percebidos como significativos às ciências da saúde, particularmente para a enfermagem, com aporte teórico e possíveis contribuições para a prática profissional. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Comunicação Livre

Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Texto descritivo, reflexivo e interpretativo, com fundamentação teórica sobre a situação global de determinado tema, correspondente ao escopo da Revista Cogitare Enfermagem. Requer clareza e objetividade, pertinência com o “estado da arte” do tema tratado e, especialmente, aspectos inovadores para o ensino e a prática profissional.

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