Informação para Autores

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Tipos de documentos aceitos

1. Editorial – Limite máximo de 600 palavras (excluindo títulos e referências).

Matéria de responsabilidade do Conselho de Editoração.

2. Artigos originais – Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

3. Inovação tecnológica: – Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

Será considerada inovação tecnológica, artigos que apresentem a geração e/ou aplicação de novas ideias, ou novas formas de realizar uma atividade, ou desenvolvimento de um produto, que resulte em melhoria de um serviço, programa, estrutura, produtos e/ou processos para a área da saúde. Preferencialmente deverá ter a apresentação ou disponibilização da inovação, no formato de link ou QR-CODE, para que o leitor possa conhecê-la.

4. Revisão – Limite máximo de 5.500 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

Serão aceitas revisões sistemáticas, revisões de escopo, integrativas e bibliométricas. Para as revisões sistemáticas sugere-se que sigam as orientações do check list e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/

5. Relato de experiência/caso – Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão, tabelas, quadros, gráficos).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve contemplar: Introdução apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; metodologia com descrição de local, data, pessoas ou fontes de informação, desenvolvimento da situação vivida, detalhando informações e informantes que assegurassem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência. Na discussão incluir as possíveis barreiras e facilitadores, impactos na prática, mudanças adotadas. Incluir fontes bibliográficas. Conclusão com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros.

6. Reflexão - Limite máximo de 2000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras

Texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento relacionado à área da saúde. Inclui: procedimentos adotados; sugere-se que seja o registro de fatos ou fenômenos percebidos como significativos às ciências da saúde, particularmente para a enfermagem, com aporte teórico e possíveis contribuições para a prática profissional. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão.

7. Comunicação livre – Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Texto descritivo, reflexivo e interpretativo, com fundamentação teórica sobre a situação global de determinado tema, correspondente ao escopo da Revista Cogitare Enfermagem. Requer clareza e objetividade, pertinência com o “estado da arte” do tema tratado e, especialmente, aspectos inovadores para o ensino e a prática profissional.

Documentos Suplementares

 Como parte do processo de submissão, além do artigo, os autores estão obrigados a anexar a documentação suplementar solicitada: 

1. Página de identificação (para todas as categorias de artigo);

2. Cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (para artigos originais);

3. Documento de submissão, assinado por todos os autores (para todas as categorias de artigo);

4. Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (para todas as categorias de artigo).

 Lembramos que a não inserção da documentação suplementar, no ato da submissão do artigo, acarretará a não avaliação do mesmo.