CUIDADOS PALIATIVOS E COMUNICAÇÃO: UMA REFLEXÃO À LUZ DA TEORIA DO FINAL DE VIDA PACÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.80917

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Comunicação, Família, Teoria de enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a contribuição do cuidado de enfermagem, com ênfase na comunicação, para o paciente sob cuidados paliativos na fase terminal e seus familiares. Método: estudo qualitativo, realizado em um Hospital Filantrópico da cidade de João Pessoa-PB, Brasil, em 2019, desenvolvido com 15 familiares de pacientes em cuidados paliativos, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, proposta por Bardin, à luz da Teoria do Final de Vida Pacífico.  Resultados: emergiram duas categorias: ‘A comunicação dos profissionais de enfermagem como estratégia para promover conforto, paz, dignidade e respeito para pacientes e familiares em cuidados paliativos’; ‘A presença e o diálogo de pessoas importantes para o paciente sob cuidados paliativos são fundamentais para um final de vida pacífico.’ Conclusão: espera-se que, através desse estudo, seja possível aprimorar a assistência à família acerca da comunicação nos cuidados paliativos.

Biografia do Autor

Cristiani Garrido de Andrade, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa- Paraíba

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestre em Enfermagem pela UFPB. Possui graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia. Especialista em Cuidados Paliativos pela Pinus Longaeva - São Paulo. Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em ESF. Membro do Núcleo Gestor da FCMPB, com experiência na TOTVS/RM/FLUIG, desde 2014, bem como na área da Engenharia da Qualidade. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FCMPB/Afya. Coordenadora da CPA-FCMPB/Afya. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética -NEPB/CCS/UFPB

Isabelle Cristinne Pinto Costa, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais

 ênfase no PSF. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, sendo responsável pela disciplina Sistematização da Assistência em Enfermagem e Vice-Coordenadora do Curso de Enfermagem. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG. Docente da Residência Obstétrica da UNIFAL-MG, responsável pela disciplina Raciocínio Clínico. Docente do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos do CCS/UFPB. Coordenadora do Projeto de Extensão PaliAB. Vice-líder do Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos - CIECP. Vice-Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa - GIP da UNIFAL/MG. Membro da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL-MG (LICP UNIFAL-MG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fundamentação Teórica, Metodológica e Tecnológica de Assistência ao indivíduo, família e coletividade da UNIFAL/MG. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: ética; Bioética; Assédio Moral; Cuidados Paliativos, Espiritualidade e Saúde, Processo de Enfermagem, Sistemas de Classificação.

Patrícia Serpa de Souza Batista, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa- Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emilia de Rodat (1988), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Núcleo de Bioética e Cuidados Paliativos. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados paliativos; ética e bioética; educação popular; saúde da família.

Adriana Marques Pereira de Melo Alves, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa- Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1998), Mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Saúde e Educação PINUS LONGAEVA - SP (2012). Doutorado em Enfermagem na UFPB (2018). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos do Centro de Ciências da Saúde-UFPB (2014 a 2018). Atualmente é professor Adjunto IV do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos do Centro de Ciências da Saúde-UFPB (2019 a 2021). Professora do curso de especialização em Cuidados Paliativos (HULW/GEP/NEPBCP/UFPB). Membro da Associação Brasileira de Enfermagem-ABEn. Membro da Sociedade Brasileira de Diabetes-SBD. Docente do curso de graduação em Enfermagem da UFPB. Orienta alunos de graduação e especialização. Temas de interesse no campo da investigação científica: ética, bioética, cuidados paliativos, humanização, diabetes, entre outros

Brunna Hellen Saraiva Costa, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa- Paraíba

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba.

Melissa Santos Nassif, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais

Enfermeira pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), atuou na Rede D'or São Luiz. Mestranda em enfermagem e Residente em Enfermagem Obstétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG. Ex bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/SESUMEC (PET-Enfermagem) de 08/2017 a 09/2019.  Membro do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento (CLAA) da UNIFAL-MG de 2018 a 2019. Possui experiência na área de Enfermagem, atuando nos seguinte temas: clínica médica e cirúrgica, e pronto socorro, ambos com aplicação da SAE; além de prática no atendimento pré hospitalar com curso BLS (SAMU) e em PSF, aplicando ademais, tratamentos da MTC, como auriculoterapia e ventosaterapia. Ainda, possui conhecimento a respeito da saúde do idoso, com foco nas doenças crônicas não transmissíveis e saúde da mulher.

Solange Fátima Geraldo da Costa, Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa- Paraíba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB (1980). Especialização em Saúde Pública(1984), Mestrado em Enfermagem - UFPB (1990) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - USP (1999). Especialização em Cuidados Paliativos (2013). Pós-Doutorado pela Universidade de Pernambuco -UPE (2014). Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Vice Coordenadora do Mestrado em Enfermagem(2000 a 2001). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (nível doutorado), no período de 2002 a 2007. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos do Centro de Ciências da Saúde da UFPB (2007 a 2013). Chefe do Setor de Gestão do Ensino do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB ( 2014 a 2020) . Consultora Ad hoc do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley - UFPB. Membro da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB. Coordenadora do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos do CCS/UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos. Membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Membro do Comitê de Consultores da Revista Latino-Americana de Enfermagem. Consultora Ad hoc de Periódicos de Enfermagem. Membro do Conselho Editorial da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde - REDCPS. Docente dos Cursos e Graduação e Pós - Graduação em Enfermagem da UFPB. Temas de interesse no campo da investigação científica: ética, bioética, cuidados paliativos, assédio moral, saúde do trabalhador, entre outros.

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Andrade, C. G. de, Costa, I. C. P., Batista, P. S. de S., Alves, A. M. P. de M., Costa, B. H. S., Nassif, M. S., & Costa, S. F. G. da. (2022). CUIDADOS PALIATIVOS E COMUNICAÇÃO: UMA REFLEXÃO À LUZ DA TEORIA DO FINAL DE VIDA PACÍFICO. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.80917

Edição

Seção

Artigo Original