Neste primeiro dossiê temático Didática sem Fronteiras, publicado pela Revista X, foram reunidos oito artigos de autores de diferentes nacionalidades (espanhol, francês, inglês, italiano, polonês) para que os professores de língua estrangeira do CELIN, da UFPR e do Brasil, possam ter uma visão ampliada do que se faz hoje na área em termos de ensino e pesquisa. Assim, por exemplo, um professor de italiano poderá ler um artigo de uma autora polonesa, ou um professor de inglês terá contato com autores franceses.
Desta forma, essa conversa internacional começa com uma seleção de textos de Jean Jaurès sobre o ensino das línguas regionais da França, sobre didática das línguas, gramática comparada, interculturalidade e intercompreensão. Na sequência, esses temas são retomados nas outras traduções. Ainda, esse primeiro texto dá o tom político ao conjunto de artigos. Jean Jaurès defende os trabalhadores no final do século XIX e se torna um nome emblemático do socialismo francês ao ser assassinado no início do século XX por ser contra a Primeira Guerra Mundial. Esses artigos reunidos mostram a vontade política desses professores de línguas em pensar o ensino e a pesquisa neste campo como algo que possa contribuir para a formação de cidadãos autônomos: falantes e leitores independentes das línguas estrangeiras, capazes de agir na sociedade de forma consciente.
Lúcia Peixoto Cherem e Valdilena Rammé
Organizadores:
Profa. Dra. Lúcia Peixoto Cherem (UFPR)
Prof. Ms. Valdilena Rammé (UNILA)
Profa. Dra. Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra (UFPR)
Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo (UNILA)
Sumário
Artigos para número atemático
Jean Jaurès
|
|
Christian Puren
|
|
Daniel; Elena Cassany; Merino
|
|
Iwona Janowska
|
|
Robert Dekeyser
|
|
Christine Razet
|
|
Eglantine Guély Costa
|
|
Monica PALMERINI, Serena FAONE
|
|