v. 2 n. 0.2014: Dossiê Especial: Didática sem Fronteiras

Neste primeiro dossiê temático Didática sem Fronteiras, publicado pela Revista X, foram reunidos oito artigos de autores de diferentes nacionalidades (espanhol, francês, inglês, italiano, polonês) para que os professores de língua estrangeira do CELIN, da UFPR e do Brasil, possam ter uma visão ampliada do que se faz hoje na área em termos de ensino e pesquisa. Assim, por exemplo, um professor de italiano poderá ler um artigo de uma autora polonesa, ou um professor de inglês terá contato com autores franceses.

Desta forma, essa conversa internacional começa com uma seleção de textos de Jean Jaurès sobre o ensino das línguas regionais da França, sobre didática das línguas, gramática comparada, interculturalidade e intercompreensão. Na sequência, esses temas são retomados nas outras traduções. Ainda, esse primeiro texto dá o tom político ao conjunto de artigos. Jean Jaurès defende os trabalhadores no final do século XIX e se torna um nome emblemático do socialismo francês ao ser assassinado no início do século XX por ser contra a Primeira Guerra Mundial. Esses artigos reunidos mostram a vontade política desses professores de línguas em pensar o ensino e a pesquisa neste campo como algo que possa contribuir para a formação de cidadãos autônomos: falantes e leitores independentes das línguas estrangeiras, capazes de agir na sociedade de forma consciente.

Lúcia Peixoto Cherem e Valdilena Rammé

Organizadores:

Profa. Dra. Lúcia Peixoto Cherem (UFPR)

Prof. Ms. Valdilena Rammé (UNILA)

Profa. Dra. Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra (UFPR)

Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo (UNILA)

Publicado: 2014-12-31

Artigos para número atemático

  • JEAN JAURÈS E O ENSINO DAS LÍNGUAS REGIONAIS DA FRANÇA

    Jean Jaurès
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40319
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA E A ATUALIDADE

    Christian Puren
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40329
  • O ESPAÇO DA CULTURA

    Daniel; Elena Cassany; Merino
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40302
  • TAREFA: UM CONCEITO-CHAVE DA PERSPECTIVA ACIONAL

    Iwona Janowska
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40330
  • PRÁTICA PARA O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: NÃO COLOQUE TUDO NO MESMO BALAIO

    Robert Dekeyser
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40462
  • DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA À LEITURA DE UMA ESCRITA

    Christine Razet
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40328
  • AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM: DO DESIGN ÀS PRÁTICAS

    Eglantine Guély Costa
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40348
  • NO CAMINHO EM DIREÇÃO À INTERCOMPREEENSÃO. UMA REFLEXÃO EPISTEMOLOGICA

    Monica PALMERINI, Serena FAONE
    DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40615