DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA À LEITURA DE UMA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40328Palavras-chave:
leitura, literatura, linguagem literária.Resumo
Este artigo apresenta o trabalho de pesquisa realizado com alunos de 10 a 12 anos confrontados a uma obra de literatura infanto-juvenil, em uma “lição de leitura”. O desafio essencial da metodologia consiste em levar as crianças a perceberem que ler um texto não significa somente compreender o que diz (a história), mas também e, sobretudo a entender como o autor nos conta esta história e, portanto, se fazer perguntas sobre a escrita do texto. Este trabalho baseia-se nas opções teóricas, nas práticas e nas ferramentas desenvolvidas pelos pesquisadores da Associação Francesa pela Leitura. O software permite explorar melhor a escrita de um texto e compará-la com o funcionamento de outros textos. O software permite também aos alunos que sistematizem as aprendizagens realizadas na língua escrita graças a seu “exercitador”. A apresentação deste trabalho nos permite perguntar em quê tais práticas didáticas com crianças francesas podem nos esclarecer para um ensino do francês como língua estrangeira e também para o ensino do português escrito no Brasil para crianças surdas, como segunda língua.
Palavras-chave: leitura, literatura, linguagem literária.
Texto traduzido por: Liliane Mendonça e Lúcia Peixoto Cherem.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.