DA LEITURA DE UMA HISTÓRIA À LEITURA DE UMA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40328Palabras clave:
leitura, literatura, linguagem literária.Resumen
Este artigo apresenta o trabalho de pesquisa realizado com alunos de 10 a 12 anos confrontados a uma obra de literatura infanto-juvenil, em uma “lição de leitura”. O desafio essencial da metodologia consiste em levar as crianças a perceberem que ler um texto não significa somente compreender o que diz (a história), mas também e, sobretudo a entender como o autor nos conta esta história e, portanto, se fazer perguntas sobre a escrita do texto. Este trabalho baseia-se nas opções teóricas, nas práticas e nas ferramentas desenvolvidas pelos pesquisadores da Associação Francesa pela Leitura. O software permite explorar melhor a escrita de um texto e compará-la com o funcionamento de outros textos. O software permite também aos alunos que sistematizem as aprendizagens realizadas na língua escrita graças a seu “exercitador”. A apresentação deste trabalho nos permite perguntar em quê tais práticas didáticas com crianças francesas podem nos esclarecer para um ensino do francês como língua estrangeira e também para o ensino do português escrito no Brasil para crianças surdas, como segunda língua.
Palavras-chave: leitura, literatura, linguagem literária.
Texto traduzido por: Liliane Mendonça e Lúcia Peixoto Cherem.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

