O ESPAÇO DA CULTURA

Autores

  • Daniel; Elena Cassany; Merino Universitat Pompeu Fabra

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40302

Palavras-chave:

língua, cultura, interculturalidade, didática, aprendizagem.

Resumo

No presente artigo, exploramos o conceito de cultura e o seu tratamento nas aulas de língua estrangeira. Para tanto, apresentamos, primeiramente, uma visão panorâmica, acompanhada de algumas definições relevantes advindas da antropologia e da sociologia. Depois, analisamos a evolução no tratamento da cultura no campo do ensino de línguas. E, por último, descrevemos o conceito de competência comunicativa intercultural, oriunda dos novos objetivos comunicativos das sociedades modernas. Cria-se, então, a necessidade de se enfocar o ensino de línguas desde uma nova perspectiva que não só permita aos aprendizes alcançarem uma competência linguística, mas também intercultural, isto é, de consciência crítica da própria cultura e da cultura dos demais.

Biografia do Autor

Daniel; Elena Cassany; Merino, Universitat Pompeu Fabra

Daniel Cassany é professor de análise do discurso na Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona. Licenciado em filologia catalã e doutor em linguística aplicada, publicou uma quantidade significativa de artigos e capítulos de livros sobre leitura, escrita e ensino de línguas. Elena Merino é professora de língua inglesa e de espanhol como língua estrangeira, também na Universitat Pompeu Fabra. Doutora em comunicação linguística e mediação multilíngue dedica parte dos seus estudos à publicação de materiais sobre o ensino de línguas para imigrantes e a interculturalidade

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Como Citar

Cassany; Merino, D. E. (2014). O ESPAÇO DA CULTURA. Revista X, 2(0.2014). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40302

Edição

Seção

Artigos para número atemático