JEAN JAURÈS E O ENSINO DAS LÍNGUAS REGIONAIS DA FRANÇA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40319Palavras-chave:
línguas regionais, intercompreensão, línguas de escolarizaçãoResumo
No presente artigo, apresentamos cinco textos escritos pelo filósofo e político francês Jean Jaurès entre 1909 e 1911 onde aborda questões relativas à diversidade cultural e linguística da França e, mais especificamente, da região sul. O primeiro artigo, intitulado Método Comparatista, oferece uma reflexão sobre as possibilidades de compreender outras línguas românicas pela população meridional habituada a perceber os contrastes entre o francês (língua nacional) e o languedociano e o provençal (variedades locais de occitano). O segundo (Civilização camponesa), o terceiro (Cultura camponesa) e o quarto (Poesia meridional e camponeses) problematizam, de forma complementária, o impacto da literatura local sobre a cultura popular. Por último, A educação popular e os patoás, reflete sobre as possibilidades do ensino das línguas regionais nas escolas como meio para que os alunos aprendam melhor o francês e adquiram consciência da própria língua materna e cultura.
Texto traduzido por Francisco Javier Calvo del Olmo
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